Mundo

Frente Polisário anuncia morte de seu líder

Mohamed Abdelaziz, líder histórico do movimento de independência e ativista intransigente, era desde 1976 o chefe da Polisário


	Mohamed Abdelaziz: "Ele sacrificou sua vida pela libertação do Saara Ocidental"
 (Andrea Comas / Reuters)

Mohamed Abdelaziz: "Ele sacrificou sua vida pela libertação do Saara Ocidental" (Andrea Comas / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2016 às 14h32.

O chefe da Frente Polisário, que luta pela independência do Saara Ocidental, Mohamed Abdelaziz, morreu, aos 69 anos, nesta terça-feira, após "uma longa doença", anunciou o movimento de independência, citado pela agência argelina APS.

Mohamed Abdelaziz, líder histórico do movimento de independência e ativista intransigente, era desde 1976 o chefe da Polisário, que foi fundada três anos antes para defender, com o apoio da Argélia, a independência da antiga colônia espanhola, anexada pelo Marrocos em 1975.

Na Argélia, o presidente Abdelaziz Bouteflika decretou luto de oito dias e abriu a reunião de um Conselho de Ministros com um minuto de silêncio em homenagem ao líder independentista, anunciou a televisão estatal.

A Polisário ainda não forneceu detalhes sobre as circunstâncias da morte do presidente da República árabe saharaui democrática (RASD), proclamada pelo movimento de independência em 1976.

"É uma grande perda para o povo saharaui", disse à AFP um líder do Polisário, Mohamed Keddad. "Ele sacrificou sua vida pela libertação do Saara Ocidental. Ele incorporou a sabedoria, a ponderação, o compromisso sincero e firme pela a libertação do Saara Ocidental", acrescentou.

Em fevereiro passado, Mohamed Abdelaziz surgiu enfraquecido ao receber o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em um campo de refugiados em Tindouf, na Argélia.

Um plano da ONU para um referendo de autodeterminação nesse território segue bloqueado desde 1992 pelo Marrocos, que defende uma ampla autonomia sob a sua soberania.

A Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO) supervisiona desde então um cessar-fogo oficialmente proclamado pela Frente Polisário em setembro de 1991.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaArgéliaEspanhaEuropaPiigs

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada