Segundo a tradição, Hollande chegará ao Palácio do Eliseu, onde será recebido por Sarkozy, que num encontro privado, entre outras coisas, comunicará ao socialista o código de ativação do arsenal nuclear francês, prerrogativa exclusiva do presidente (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 7 de maio de 2012 às 09h22.
Paris - O presidente eleito da França, o socialista François Hollande, tomará posse do cargo no próximo dia 15 de maio, última data possível para a cerimônia de transferência de poder, informaram nesta segunda-feira fontes do governo e do gabinete do futuro chefe de estado.
A data foi definida conjuntamente pelas equipes de Hollande e do presidente em fim de mandato, o conservador Nicolas Sarkozy. O mandato de Sarkozy termina dez dias depois da realização do segundo turno, o que torna 15 de maio a última data possível para a transferência do cargo.
Nos últimos dias, especulou-se que a cerimônia de posse poderia ser adiantada para esta sexta-feira, para permitir que Hollande realizasse sua primeira viagem como presidente a Berlim com tempo suficiente para preparar a cúpula da União Europeia prevista para o final de maio.
Segundo a tradição, Hollande chegará ao Palácio do Eliseu, onde será recebido por Sarkozy, que num encontro privado, entre outras coisas, comunicará ao socialista o código de ativação do arsenal nuclear francês, prerrogativa exclusiva do presidente.
Em seguida, Sarkozy deixará a sede da presidência e Hollande fará um discurso.