Mundo

Franco recebe apoio de prefeitos do Mercosul

Presidente paraguaio recebeu no Palácio da Presidência a delegação do chamado Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos e Alcaides do Mercosul

O novo presidente paraguaio Federico Franco: Órgão criado recentemente pretende fomentar uma autêntica integração regional (Norberto Duarte/AFP)

O novo presidente paraguaio Federico Franco: Órgão criado recentemente pretende fomentar uma autêntica integração regional (Norberto Duarte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2012 às 21h45.

Assunção - O presidente do Paraguai, Federico Franco, recebeu nesta quinta-feira o apoio de um grupo de prefeitos de municípios dos países do Mercosul que disseram se opor às novas sanções do bloco contra o Paraguai, segundo a agência oficial ''IP''.

Franco recebeu no Palácio da Presidência a delegação do chamado Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos e Alcaides do Mercosul (Bripam), órgão criado recentemente que pretendia fomentar uma autêntica integração regional.

''Viemos para dar nosso apoio e trabalhar para que os laços sejam mantidos como vinham sendo'', disse o presidente do Bripam e prefeito do município argentino de Campo Viera, Carlos Rios.

Na opinião de Rios, a destituição de Fernando Lugo em 22 de junho em um julgamento político e a ascensão ao poder de Franco - que o Mercosul puniu com a suspensão temporária do Paraguai - foi ''um processo institucional e político no Paraguai, que deve ser tratado no Paraguai''.

''O Mercosul deve ser conduzido não só a partir do protocolo, mas a partir da prática'', defendeu, alegando que novas sanções contra o Paraguai afetariam ainda mais os vínculos entre os países do bloco regional.

A delegação foi composta por Rios; o prefeito de Vista do Buricá (RS), Jorge Klöckner (PTB); o prefeito de Salto (Uruguai), Javier Coutiño; e o prefeito de Cambyretá, (Paraguai), Francisco Javier Pereira.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaAmérica LatinaParaguaiMercosul

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky