Mundo

Franco da Rocha começa a se normalizar após chuva

Apesar da inundação e dos estragos, nenhuma casa precisou ser interditada na cidade da Grande São Paulo, de acordo com a Defesa Civil

Enchente em Franco da Rocha, em São Paulo, deixou os moradores ilhados (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

Enchente em Franco da Rocha, em São Paulo, deixou os moradores ilhados (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2011 às 08h34.

São Paulo - A vida em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, começa a se normalizar, após a cidade ficar submersa por dois dias por causa da abertura das comportas da represa de Paiva Castro, uma das quatro unidades do Sistema Cantareira.

Segundo a Defesa Civil da cidade, por volta das 8 horas de hoje, a água ainda estava em cerca de um metro apenas na região central do município, onde estão localizadas a prefeitura e a delegacia. No restante da cidade, a água já havia baixado. Equipes da Defesa Civil entregam panfletos para a população, com a ajuda de um carro de som, para repassar informações sobre a situação.

Apesar da inundação e dos estragos, nenhuma casa precisou ser interditada, de acordo com a Defesa Civil. Mesmo assim o órgão está de sobreaviso por conta de uma possível abertura de outra represa do Sistema Cantareira, a Atibainha, que está com 60% do volume de armazenamento. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a represa, que fica em Nazaré Paulista e é bem maior que a Paiva Castro, ainda está em seu nível normal, sem liberação de água.

Franco da Rocha sofreu com os alagamentos após a abertura das comportas de Paiva Castro na quarta-feira. Em apenas 18 horas, a capacidade chegou a 97% do total, segundo a Sabesp. Apesar de essencial para minimizar os efeitos de enchentes, o alto volume de água comprometia os níveis de segurança da barragem. As águas liberadas na região desembocam no Rio Juqueri, que passa por Franco da Rocha.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDesastres naturaisEnchentesMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Mundo

Morte do Papa João Paulo II completa 20 anos

EUA anuncia o envio do segundo porta-aviões ao Oriente Médio em meio à escalada de tensões na região

Israel anuncia que eliminará tarifas sobre produtos importados dos EUA

Senador americano protesta contra política de Trump em discurso que já dura mais de 20 horas