Mundo

Francisco mudou a percepção da igreja, diz Time

O papa venceu Edward Snowden, o ex-analista terceirizado da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, no título


	Papa Francisco: suas aparições atraem milhões de pessoas e sua conta no Twitter alcançou, recentemente, 10 milhões de seguidores
 (Getty Images)

Papa Francisco: suas aparições atraem milhões de pessoas e sua conta no Twitter alcançou, recentemente, 10 milhões de seguidores (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2013 às 15h35.

Nova York - A revista Time escolheu o papa Francisco como sua "pessoa do ano" nesta quarta-feira, afirmando que o novo líder da igreja católica mudou a percepção da instituição de uma forma extraordinária num curto período de tempo.

O papa venceu Edward Snowden, o ex-analista terceirizado da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, no título, que é concedido pela revista desde 1927.

O ex-cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito em março como o primeiro latino-americano e primeiro jesuíta a ocupar o cargo.

Desde que assumiu o posto, ele tem pedido à igreja que não seja tão obcecada com "regras mesquinhas" e enfatize a compaixão em vez da condenação ao lidar com temas delicados como aborto, homossexualidade e contracepção.

Ele condenou a "idolatria ao dinheiro" e o "escândalo global" que é o fato de quase 1 bilhão de pessoas passarem fome, além de encantar as massas com seu estilo simples e senso de humor. Suas aparições atraem milhões de pessoas e sua conta no Twitter alcançou, recentemente, 10 milhões de seguidores.

"Ele realmente destacou-se como alguém que mudou o tom, a percepção e o foco de uma das maiores instituições de uma forma extraordinária", afirmou Nancy Gibbs, editora da revista.

O Vaticano disse que a honraria não foi uma surpresa, tendo em vista a ressonância que o papa tem com o público em geral, porém, afirmou que a escolha foi um reconhecimento "positivo" dos valores espirituais pela mídia internacional.

"O santo padre não procura se tornar famoso ou receber honrarias", disse o porta-voz do Vaticano, reverendo Federico Lombardi. "Mas a escolha da pessoa do ano ajuda a espalhar a mensagem do Evangelho, a mensagem do amor de Deus, para todos. Ele certamente ficará feliz com isso."

É a terceira vez que um papa e escolhido pela Time. João Paulo II foi a pessoa do ano em 1994 e João XXII em 1962. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoPapasRevistas

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia