Mundo

França votará a favor do novo estatuto da Palestina na ONU

Atualmente os palestinos têm na ONU o estatuto de simples "entidade observadora" e vão pedir ante a Assembleia Geral das Nações Unidas o estatuto de Estado não-membro

O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius: o ministro recordou que esta posição da França a favor do reconhecimento de um Estado palestino é constante (©AFP / Francois Guillot)

O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius: o ministro recordou que esta posição da França a favor do reconhecimento de um Estado palestino é constante (©AFP / Francois Guillot)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2012 às 13h07.

Paris - A França votará na quinta-feira a favor da concessão à Palestina de um novo estatuto na ONU, o de Estado não-membro, anunciou nesta terça-feira o chanceler francês Laurent Fabius ante a Câmara Baixa do Parlamento francês.

"Vamos dar este voto com consciência e lucidez. Vocês sabem que há anos e anos a posição da França tem sido reconhecer o Estado palestino. É a razão pela qual na quinta ou sexta-feira, quando for levantada a questão, a França votará 'Sim'", afirmou.

O ministro recordou que esta posição da França a favor do reconhecimento de um Estado palestino é constante e que foi afirmada já em 1982 pelo então presidente François Mitterrand e um discurso na Knesset (poder legislativo de Israel).

Atualmente os palestinos têm na ONU o estatuto de simples "entidade observadora" e vão pedir ante a Assembleia Geral das Nações Unidas o estatuto de Estado não-membro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaONUPaíses ricosPalestina

Mais de Mundo

Diplomatas de 24 países faziam parte de delegação alvejada em Jenin por forças israelenses

Suprema Corte de Israel diz que demissão de chefe de serviço de segurança foi ilegal

Mais de 48 mil isolados e 300 retirados de áreas afetadas por inundações na Austrália

Governo da Argentina decreta desregulamentação do transporte marítimo e fluvial