Mundo

França vai abrir concurso para redesenhar torre de Notre-Dame

Em um discurso na terça-feira, Macron garantiu à nação que a catedral, um dos símbolos mais amados da França, seria reconstruída dentro de cinco anos

França vai permitir que arquitetos internacionais participem de um processo para redesenhar o icônico telhado da Catedral de Notre-Dame (Benoit Tessier/Reuters)

França vai permitir que arquitetos internacionais participem de um processo para redesenhar o icônico telhado da Catedral de Notre-Dame (Benoit Tessier/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 17 de abril de 2019 às 10h08.

Última atualização em 17 de abril de 2019 às 11h26.

Paris — A França vai permitir que arquitetos internacionais participem de um processo para redesenhar o icônico telhado da Catedral de Notre-Dame de Paris depois que um incêndio na tarde de segunda-feira destruiu a estrutura de madeira e provocou a queda do pináculo de cerca de 90 metros, disse o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, nesta quarta-feira.

Em um discurso televisionado na terça-feira, o presidente Emmanuel Macron garantiu à nação que a Notre-Dame, um dos símbolos mais amados da França, seria reconstruída dentro de cinco anos. Magnatas e empresas internacionais comprometeram-se com ajuda financeira e especializada.

A catedral foi construída durante cerca de 200 anos, a partir da metade do século 12, apesar de o arquiteto Eugene Viollet-le-Duc adicionar o pináculo coberto de chumbo apenas durante um trabalho de restauração na metade do século 19.

"A concorrência internacional nos permitirá questionar se devemos, inclusive, recriar a torre como foi concebida por Viollet-le-Duc", disse o primeiro-ministro a repórteres.

"Ou se, como é frequentemente o caso na evolução do patrimônio, devemos equipar Notre-Dame com uma nova torre."

Durante o pronunciamento do primeiro-ministro, os bombeiros utilizavam um guindaste para içar suportes e estabilizar um pináculo devastado pelo fogo que abriga um dos históricos vitrais coloridos da catedral.

Não havia perigo imediato de que a estrutura centenária entrasse em colapso, mas estátuas também eram removidas pra reduzir o risco de movimentação agora que não eram mais sustentadas pelo telhado de madeira, disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Acompanhe tudo sobre:Catedral de Notre-Dame de ParisFrançaIncêndiosMonumentos HistóricosParis (França)

Mais de Mundo

Senador nos EUA propõe recompensa de mil dólares por denúncia de imigrantes irregulares

Benjamin Netanyahu rejeita interromper guerra em Gaza 'agora'

Ministro da economia espanhol diz que UE só importará 'um bife por pessoa ao ano' do Mercosul

Governo brasileiro evacua embaixada em Damasco após invasão a consulados