Mundo

França suspende entrega de navio de guerra Mistral à Rússia

Autoridades francesas, submetidas à forte pressão de Estados Unidos e Grã Bretanha, tinham se comprometido a fazer a entrega no outono

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2014 às 17h54.

Paris - As condições para que a França autorize a entrega do primeiro navio de guerra Mistral à Rússia, em outubro, "ainda não estão reunidas", anunciou nesta quarta-feira a presidência francesa, referindo-se à crise da Ucrânia.

"Apesar da perspectiva de um cessar-fogo que ainda deve ser confirmado e aplicado, as condições (para a entrega do navio de guerra) ainda não estão reunidas", declarou a presidência em um comunicado.

As autoridades francesas, submetidas à forte pressão de Estados Unidos e Grã Bretanha para adiarem a entrega do navio, tinham se comprometido a fazer a entrega no outono (do hemisfério norte), como prevê o contrato.

O contrato com Moscou, que envolve dois porta-helicópteros, foi assinado em 2011 por 1,2 bilhão de euros (1,6 bilhão de dólares pelo câmbio atual). O primeiro barco deveria ser entregue em outubro, prazo que muitos consideram hoje impossível de ser cumprido, dado o agravamento da crise ucraniana.

Os Estados Unidos voltaram a denunciar nesta quarta-feira a venda de navios de guerra à Rússia por parte da França no momento em que os europeus se dispõem a reforçar suas sanções contra a Rússia, acusada de participar diretamente dos combates no leste da Ucrânia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaFrançaPaíses ricosRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Magnata vietnamita terá que pagar US$ 11 bi se quiser fugir de pena de morte

França afirma que respeitará imunidade de Netanyahu se Corte de Haia exigir prisão

Em votação apertada, Parlamento Europeu aprova nova Comissão de Ursula von der Leyen

Irã ativa “milhares de centrífugas” em resposta à agência nuclear da ONU