Mundo

França reagirá à perspectiva de rebaixamento de nota, diz ministro

A agência de classificação de risco Moody's indicou a possibilidade de rebaixar a nota do país, que atualmente é "AAA"

O ministro das Finanças, François Baroin: "Estaremos lá para conservar este triplo A. É uma condição necessária para proteger o nosso modelo social. Faremos tudo para evitar a queda" (Miguel Medina/AFP)

O ministro das Finanças, François Baroin: "Estaremos lá para conservar este triplo A. É uma condição necessária para proteger o nosso modelo social. Faremos tudo para evitar a queda" (Miguel Medina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2011 às 10h07.

Brasília – A agência de classificação de risco Moody's indicou a possibilidade de rebaixar a nota da França. O ministro da Economia e Finanças do país, François Baroin, disse hoje (18) que serão feitos esforços para evitar que a previsão se concretize. “[A França] empreenderá todos os esforços [para evitar o rebaixamento]", disse.

Atualmente, a França tem nota AAA (triplo A), da Moody's, e recebeu a mesma cotação de mais duas agências de classificação de risco – a Standard & Poor's e a Fitch Ratings. Essa nota permite ao governo francês a obtenção de melhores condições de financiamento nas negociações com os mercados internacionais.

"Estaremos lá para conservar este triplo A. É uma condição necessária para proteger o nosso modelo social. Faremos tudo para evitar a queda”, ressaltou Baroin. "Nós temos uma margem de manobra. Podemos tomar medidas para que não haja inquietação", disse.

Ao analisar as economias dos países, as agências consideram a solidez da política econômica adotada pelos governos e a confiança dos investidores em momentos de crise. Com informações da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingEuropaFrançaMercado financeiroMoody'sPaíses ricosRating

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga