Mundo

França pede 'sangue frio' à Turquia após lei sobre genocídio armênio

Parlamento francês aprovou uma lei que pune a negação do genocídio armênio, o que pode causar revolta dos turcos

"Nós precisamos ter boas relações" com a Turquia, afirmou o ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé (Eric Feferberg/AFP)

"Nós precisamos ter boas relações" com a Turquia, afirmou o ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé (Eric Feferberg/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2012 às 07h01.

Paris - O ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, pediu nesta terça-feira "sangue frio" à Turquia depois que o Parlamento francês aprovou uma lei que pune a negação do genocídio armênio, destacando que estendia a mão a esta "grande potência econômica".

"Eu gostaria de pedir sangue frio a nossos amigos turcos" e estender "a mão" a este "grande país, esta grande potência econômica, política", declarou o chanceler à rede de televisão francesa Canal +.

"Nós precisamos ter boas relações" com a Turquia. "Passada esta onda um pouco excessiva, é preciso dizer, estou convencido de que voltaremos a ter relações construtivas" com Ancara, acrescentou.

Alain Juppé lembrou que, como ministro das Relações Exteriores, ele considerava que esta lei era "inoportuna", mas negou-se a fazer outros comentários a respeito.

O Parlamento francês adotou definitivamente na segunda-feira, depois de uma última votação no Senado, um projeto de lei que castiga com um ano de prisão e uma multa a negação do genocídio armênio, um termo rejeitado pela Turquia, que realizou diversas pressões para impedir sua adoção.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEuropaFrançaGenocídioPaíses ricosTurquia

Mais de Mundo

Diplomatas de 24 países faziam parte de delegação alvejada em Jenin por forças israelenses

Suprema Corte de Israel diz que demissão de chefe de serviço de segurança foi ilegal

Mais de 48 mil isolados e 300 retirados de áreas afetadas por inundações na Austrália

Governo da Argentina decreta desregulamentação do transporte marítimo e fluvial