Mundo

França oferece empréstimo de 1 bilhão de euros para reconstrução do Iraque

Guerra contra o grupo jihadista Estado Islâmico causou a destruição de diversas zonas e cidades entre 2014 e 2017

França ofereceu um empréstimo de 1 bilhão de euros ao Iraque nesta segunda-feira (Salah Malkawi/Getty Images)

França ofereceu um empréstimo de 1 bilhão de euros ao Iraque nesta segunda-feira (Salah Malkawi/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 14 de janeiro de 2019 às 20h17.

Bagdá - A França ofereceu um empréstimo de 1 bilhão de euros ao Iraque nesta segunda-feira para contribuir com a reconstrução do país após a guerra contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que causou a destruição de diversas zonas e cidades entre 2014 e 2017.

O ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Yves Le Drian, anunciou em entrevista coletiva com o ministro iraquiano, Mohammed Ali al Hakim, que a França decidiu dar um empréstimo de 1 bilhão de euros ao Iraque para "participar dos esforços de reconstrução".

Le Drian acrescentou que as empresas francesas estão dispostas a trabalhar na reconstrução do país árabe, que durante três anos e meio foi palco de uma sangrenta luta contra os extremistas.

"Definimos um roteiro para o nosso trabalho conjunto no período que vem e decidimos formar uma equipe sob as diretrizes dos ministros das Relações Exteriores de ambos os países" que se encarregue dos projetos de reconstrução, detalhou Le Drian.

Além disso, destacou que a França sempre esteve ao lado do Iraque "na guerra e na paz", e agora na reconstrução. O ministro acrescentou que o governo francês apoia o Iraque em "todos os desafios" e que ambos os países continuam "a cooperação na luta contra o terrorismo".

Por sua parte, Hakim afirmou que os dois abordaram várias questões políticas e econômicas, entre elas o acesso de empresas francesas ao Iraque para participarem dos "esforços de reconstrução", assim como a cooperação no campo cultural e científico.

O ministro francês chegou nesta segunda-feira a Bagdá em uma visita oficial e depois seguiu para a região autônoma do Curdistão, no norte do Iraque.

Acompanhe tudo sobre:EmpréstimosFrançaIraque

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado