Mundo

França envia ao Japão socorristas, especialistas e equipamentos de proteção

Avião transporta 14 toneladas de equipamento, o que incluía material de proteção para escapamentos radioativos como máscaras, camisolas e dez mil pastilhas de iodo

Paris recomendou ontem aos franceses na região onde está a usina nuclear de Fukushima que fiquem em casa e bloqueiem as entradas de ar (Getty Images)

Paris recomendou ontem aos franceses na região onde está a usina nuclear de Fukushima que fiquem em casa e bloqueiem as entradas de ar (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2011 às 07h34.

Paris - Um avião decolou esta madrugada de Paris com destino ao Japão com uma centena de socorristas e especialistas franceses em riscos nucleares, além de material para o salvamento de vítimas e de proteção perante eventuais radiações.

O Ministério de Relações Exteriores indicou que o avião, que saiu do aeroporto Charles de Gaulle em direção a Tóquio, transportava 14 toneladas de equipamento, o que incluía material de proteção para escapamentos radioativos como máscaras, camisolas e dez mil pastilhas de iodo.

Além dos socorristas da Segurança Civil, viajam dois médicos especialistas em riscos radiológicos do hospital militar Percy de Clamart, nos arredores de Paris, e um engenheiro do Instituto de Radioproteção e de Segurança Nuclear (IRSN).

Paris tinha recomendado ontem aos franceses que estejam no nordeste do Japão, região onde está a usina nuclear de Fukushima, que fiquem em casa e bloqueiem as entradas de ar, além de armazenarem garrafas de água quando possam fazê-lo.

Também aconselhou aos moradores em Tóquio que saiam da cidade perante o risco de novas réplicas sísmicas. No Japão há cerca de dez mil franceses, 7.000 deles na região da capital.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisEnergiaEnergia nuclearEuropaFrançaInfraestruturaJapãoPaíses ricosTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Papa Francisco aparece de surpresa na missa do Domingo de Ramos

Ataque da Rússia com mísseis deixa ao menos 30 mortos na Ucrânia

Equador escolhe novo presidente neste domingo em 2º turno acirrado

‘Vamos recuperar nosso quintal’, diz secretário de Trump sobre América Latina