Mundo

França detêm 8 pessoas próximas a autor de atentado em Nice

Os detidos são em maior ou menor medida próximos a Mohammed Lahouaiej Bouhlel, que na noite de 14 de julho jogou um caminhão contra uma multidão em Nice


	Ataque: dois dos cinco acusados em um início são franco-tunisianos
 (Eric Gaillard / Reuters)

Ataque: dois dos cinco acusados em um início são franco-tunisianos (Eric Gaillard / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2016 às 08h37.

Paris - Pelo menos oito pessoas do entorno do autor do <a href="https://exame.com.br/topicos/ataques-terroristas"><strong>atentado </strong></a>de Nice de 14 de julho foram detidas nas últimas horas na região meridional dos Alpes Marítimos, informaram nesta terça-feira fontes da segurança <a href="https://exame.com.br/topicos/franca"><strong>francesa</strong></a>.</p>

Os detidos são de nacionalidade francesa e tunisiana e estavam em Nice, Saint Laurent du Var e Cagnes sul Mer, explicaram as fontes ao jornal "Le Monde".

Os detidos são em maior ou menor medida próximos a Mohammed Lahouaiej Bouhlel, o tunisiano de 31 anos que na noite de 14 de julho jogou um caminhão contra a multidão que tinha presenciado os fogos de artifício da Festa Nacional em Nice, matando 86 pessoas.

Apesar de a princípio ventilar a possibilidade de Bouhlel ter atuado sozinho após ter sofrido um rápido processo de radicalização, a investigação levou à detenção em julho de seis pessoas que já foram acusadas por cooperação no atentado.

Dois dos cinco acusados em um início são franco-tunisianos, Ramzy A (21 anos) e Mohammed Oualid G. (40), outros dois albaneses, Artan H. (38) e Ankeneja Z. (42), e outro tunisiano, Choukri C. (37), nenhum deles fichado pelos serviços de inteligência.

Posteriormente foi detido Hamdi Z., de 36 anos, que tirou uma "selfie" junto a Bouhlel dias antes do ataque. 

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasEuropaFrançaMortesPaíses ricosTerrorismo

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha