Mundo

França destina € 10 milhões a palestinos e critica Israel

Governo francês criticou o bloqueio das contas da Autoridade Palestina feita por Israel

O Cônsul francês Frederic Desagneaux (e) e o Primeiro Ministro da Autoridade Palestina, Salam Fayyad, assinam acordo (Abbas Momani/AFP)

O Cônsul francês Frederic Desagneaux (e) e o Primeiro Ministro da Autoridade Palestina, Salam Fayyad, assinam acordo (Abbas Momani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2011 às 15h06.

Ramallah - A França assinou nesta segunda-feira uma convenção de ajuda orçamentária de 10 milhões de euros para a Autoridade Palestina, anunciou o ministério francês das Relações Exteriores, que criticou o congelamento de fundos palestinos por Israel.

O primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, indicou que esta decisão israelense bloqueava o pagamento dos salários de funcionários palestinos, para os quais estes fundos estavam destinados.

A convenção de ajuda orçamentária foi ratificada no gabinete do primeiro-ministro em Ramallah, na Cisjordânia, com o cônsul geral da França em Jerusalém, Frederic Desagneaux.

Em Paris, o porta-voz da chancelaria francesa, Bernard Valero, denunciou a decisão de Israel de não "entregar à Autoridade Palestina o producto de impostos que correspondem a ela por direito".

Valero acrescentou que a França manterá seu "apoio à construção das instituições do futuro Estado da Palestina, que desde 2008 a 2010 ganhou 68 milhões de euros por ano em ajuda, dos quais 25 milhões em ajuda orçamentária".

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaFrançaPalestinaIsraelDiplomacia

Mais de Mundo

Guerra na Ucrânia 'ainda pode durar muitos meses', alerta chanceler alemão

Ministério do comércio da China apoia empresas de exportação para enfrentar desafios globais

Em cinco anos, número de desaparecidos no mundo cresce quase 70% para 280 mil, afirma Cruz Vermelha

Macron e Merz pedirão a Trump que imponha sanções se Putin não se reunir com Zelensky