Mundo

Foz do Iguaçu e rio Amazonas são escolhidos maravilhas da natureza

Resultados preliminares mostram que os dois locais no Brasil estão entre as sete principais maravilhas naturais do planeta

Amazônia: uma das 7 Maravilhas Naturais (Divulgação)

Amazônia: uma das 7 Maravilhas Naturais (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2011 às 17h41.

Bogotá - O Rio Amazonas e as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas nesta sexta-feira como duas das novas maravilhas naturais, em uma votação que contou com a participação de milhares de pessoas através de votos pela internet e mensagens de texto.

A nova lista é completa com: baía de Halong, no Vietnã; Komodo, na Indonésia; a ilha de Jeju, na Coreia do Sul; a Montanha da Mesa, na África do Sul; e o rio subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas, segundo os resultados da votação, ainda preliminar, que foi divulgada pelo site new7wonders.com.

Após a confirmação do Rio Amazonas como uma das novas maravilhas, os moradores da cidade de Iquitos - capital do departamento (estado) Loreto, a maior região amazônica do Peru -, fizeram uma verdadeira festa para comemorar a nomeação, com direito a um banho no próprio Amazonas.

O concurso é uma iniciativa do empresário suíço Bernard Weber, fundador da empresa New Open World Corporation, que agradeceu o apoio e afirmou que quem participou do concurso demonstrou "uma preocupação com algo que é muito importante para todos nós: nossa casa, a Mãe Terra".

No total, o concurso recebeu mais de 450 candidaturas, mas apenas 77 foram selecionadas para a segunda etapa, das quais um painel de especialistas escolheu as 28 que chegaram à votação final. Das 28 finalistas, sete candidaturas procediam da América, cinco da Europa, duas da África, três da Oceania e 11 da Ásia.

Com uma extensão de 6.800 quilômetros, o Rio Amazonas é o mais longo do mundo, sendo que sua bacia é considerada o pulmão verde do planeta por sua enorme biodiversidade, abrangendo territórios do Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Brasil, entre outros países.

Já as Cataratas do Iguaçu, formadas por 275 quedas de até 80 metros de altura, é alimentada pelas águas do rio homônimo e fica na fronteira entre Argentina e Brasil, próxima ao Paraguai.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaEleiçõesMeio ambiente

Mais de Mundo

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana