Mundo

Foto rara da bomba atômica é encontrada em Hiroshima

Acredita-se que a imagem em preto e branco tenha sido tirada meia hora após o bombardeio no dia 6 de agosto de 1945


	Foto achada na escola primária Honkawa, em Hiroshima, mostra a nuvem de cogumelo formada na cidade: a bomba matou um número estimado de 140 mil pessoas (Honkawa Elementary School/AFP)

Foto achada na escola primária Honkawa, em Hiroshima, mostra a nuvem de cogumelo formada na cidade: a bomba matou um número estimado de 140 mil pessoas (Honkawa Elementary School/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2013 às 10h45.

Tóquio - Uma foto rara mostrando uma nuvem em forma de cogumelo causada pela bomba atômica de Hiroshima foi descoberta nesta cidade, divulgou o curador do Memorial da Paz, nesta quarta-feira.

Acredita-se que a imagem em preto e branco tenha sido tirada meia hora após o bombardeio no dia 6 de agosto de 1945, a cerca de 10 quilômetros a leste do epicentro.

"A existência deste registro já era conhecida nos livros de história, mas esta é a primeira vez que a fotografia original foi descoberta", explicou o curador do Memorial da Paz de Hiroshima ao destacar a raridade de uma foto que registra a nuvem de cogumelo dividida em dois".

A foto foi encontrada no meio de artigos relacionados à bomba atômica, que estão sob a guarda da escola primária Honkawa na cidade de Hiroshima.

As imagens mais conhecidas após a explosão da bomba são aéreas e foram tiradas por militares americanos.

O bombardeiro americano B-29 chamado "Enola Gay" jogou a bomba atômica sob o codinome "Little Boy" transformando a cidade no oeste do Japão em um inferno nuclear.

A bomba matou um número estimado de 140 mil pessoas no momento que a segunda guerra mundial já estava próxima do fim.

Três dias depois, uma segunda bomba atômica sob o codinome de "Fat Man" foi despejada na cidade de Nagasaki, tirando outras 70 mil vidas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaFotografiaGuerrasHistóriaJapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Mais de 50 mortos após explosão em mina de carvão no Irã

'A China está nos testando', diz Biden a aliados do Quad

Israelenses se refugiam após bombardeios do Líbano e ONU alerta para 'catástrofe'

Ranking lista países mais seguros do mundo em caso de guerra global; veja lista