Mundo

Foto de irmãos abraçados não é do Nepal e sim Vietnã

Imagem que viralizou nas redes sociais nos últimos dias, e que supostamente mostra dois órfãos do terremoto que devastou o Nepal, foi feita em 2007 e no Vietnã

Terremoto no Nepal: mais de uma semana após o terremoto que matou mais de 7 mil pessoas e feriu outras 15 mi, país tenta se reerguer (Getty Images)

Terremoto no Nepal: mais de uma semana após o terremoto que matou mais de 7 mil pessoas e feriu outras 15 mi, país tenta se reerguer (Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 5 de maio de 2015 às 15h48.

São Paulo – A internet se enganou quanto ao contexto e a origem de uma foto que supostamente mostra dois órfãos abraçados após o terremoto que devastou o Nepal no último dia 25 de abril e que rapidamente viralizou nas redes sociais.

A força da imagem é inegável: uma criança que aparenta ser um pouco mais velha abraça uma menor como se pudesse protegê-la das ameaças daquele ambiente. Ambas têm os pés sujos, que denunciam uma possível falta de sapatos, e usam roupas velhas para se resguardar do clima frio. 

De fato, considerando a magnitude da tragédia no Nepal, a foto poderia se encaixar neste episódio. Porém, de acordo com o fotógrafo responsável pelo registro, o vietnamita Na-Son Nguyen, a cena é de 2007 e foi capturada no Vietnã.

Em entrevista à rede de notícias BBC, Nguyen contou que estava passando por um vilarejo na província de Ha Giang em 2007 quando se deparou com as crianças brincando na frente de casa enquanto os pais trabalhavam no campo.

Diante da presença de um estranho, a pequena de apenas dois anos se assustou e correu para os braços do irmão, que a abraçou para confortá-la. “Fiquei tão emocionado com essa cena que a fotografei rapidamente”, contou o fotógrafo.

“Esta é a minha foto mais compartilhada”, constatou o fotógrafo na entrevista. “Mas infelizmente foi compartilhada no contexto errado”.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisInternetNepalRedes sociaisTerremotos

Mais de Mundo

Exército de Israel inicia invasão por terra contra Hezbollah no sul do Líbano

Três brasileiros são presos sob suspeita de assassinato de francês em Bruxelas

Tentativa de assassinato de Donald Trump: acusado nega crimes

Le Pen e seu partido vão a julgamento na França sob acusação de desvio fundos da União Europeia