Mundo

Fórum Econômico Mundial quer convidar Assange a Davos

Para o diretor do Fórum, WikiLeaks mostra que governos, empresas e dirigentes devem aceitar que estão permanentemente em uma sala envidraçada

Klaus Schwab, diretor do Fórum Econômico Mundial: "o WikiLeaks é a expressão da nova realidade" (Rodrigo Arangua/AFP)

Klaus Schwab, diretor do Fórum Econômico Mundial: "o WikiLeaks é a expressão da nova realidade" (Rodrigo Arangua/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2011 às 11h26.

Genebra - O diretor do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), Klaus Schwab, afirmou neste domingo que gostaria de convidar o fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, para o encontro de janeiro em Davos das principais autoridades políticas e econômicas mundiais.

"Na realidade, deveria convidar Assange a Davos, mas não é possível porque não está autorizado a deixar a Inglaterra", explicou Schwab em uma entrevista ao jornal SonntagsZeitung.

"Vou esperar até que a justiça sueca o absolva", completou.

"O WikiLeaks é a expressão da nova realidade. O equilíbrio entre a esfera privada e a transparência se transformou essencialmente. Os governos, as empresas e os dirigentes devem aceitar que estão permanentemente em uma sala envidraçada", explicou o fundador do WEF.

"Falaremos em Davos, mas nossa prioridade será aprender a lição e extrair as consequências da crise financeira e da dívida".

Julian Assange está em liberdade condicional em uma mansão inglesa à espera da decisão da justiça britânica sobre sua possível extradição para a Suécia por acusações de "agressão sexual", um processo em tese independente do alvoroço provocado pelo vazamento de telegramas diplomáticos americanos pelo WikiLeaks.

A 41ª edição do Fórum de Davos acontecerá de 26 a 30 de janeiro nesta pequena estação alpina do leste da Suíça. O evento terá como convidado de honra o presidente russo Dmitri Medvedev.

O Fórum deve receber 27 chefes de Estado e de Governo.

Acompanhe tudo sobre:DavosEconomistasJulian AssangePersonalidadesPolíticaWikiLeaks

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'