Mundo

Forte tremor de magnitude 6,7 sacode norte do Chile

Vários produtos caíram das estantes de lojas de departamento, semáforos deixaram de funcionar, e elevadores e comunicações por telefone também apresentaram muitas falhas


	Deserto do Atacama, no Chile: fenômeno ocorreu às 17h16 locais (18h16 de Brasília), com epicentro a 704 quilômetros da capital Santiago e a 43 quilômetros de profundidade
 (foto/Wikimedia Commons)

Deserto do Atacama, no Chile: fenômeno ocorreu às 17h16 locais (18h16 de Brasília), com epicentro a 704 quilômetros da capital Santiago e a 43 quilômetros de profundidade (foto/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2013 às 19h13.

Santiago - Um forte tremor de magnitude 6,7 afetou nesta quarta-feira as regiões de Atacama, Coquimbo e Valparaíso, no norte do Chile.

Ainda não houve relatos sobre mortos e feridos, mas sim de danos materiais em função do abalo sísmico.

Segundo o Instituto de Geofísica da Universidade do Chile, o fenômeno ocorreu às 17h16 locais (18h16 de Brasília), com epicentro a 704 quilômetros da capital Santiago e a 43 quilômetros de profundidade.

Segundo a imprensa local, em Vallenar houve cenas de pânico, já que várias vidraças quebraram em pleno centro da cidade. Dezenas de pessoas fugiram para lugares abertos, enquanto outras corriam em direção a escolas em busca de seus filhos.

Vários produtos caíram das estantes de lojas de departamento, semáforos deixaram de funcionar, e elevadores e comunicações por telefone também apresentaram muitas falhas.

Além disso, muitas pessoas que estavam perto de praias saíram rapidamente, embora de forma ordenada, e foram a lugares mais altos por medo de um tsunami. Segundo várias testemunhas, o fenômeno telúrico durou bastante tempo.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile informou que as características do tremor não são suficientes para gerar um tsunami no Pacífico. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileDesastres naturaisMeio ambienteTerremotos

Mais de Mundo

Maduro reafirma a promessa de recuperar Essequibo, disputado com a Guiana

Número dois de grupo suspeito de matar senador colombiano Miguel Uribe é assassinado por rivais

Trump anuncia novo chefe de estatísticas após demitir gestora por números insatisfatórios de emprego

Irã adverte que 'corredor de Trump' não deve ser usado pelos EUA para dominar a região