Mundo

Forte terremoto na Guatemala deixa 39 mortos

O terremoto de magnitude 7,4 também foi sentido no país vizinho El Salvador e no populoso México


	Guatemala: na capital, dependências do governo e casas foram esvaziadas
 (Wikimedia Commons)

Guatemala: na capital, dependências do governo e casas foram esvaziadas (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2012 às 19h51.

Cidade da Guatemala - Um forte terremoto na Guatemala deixou nesta quarta-feira ao menos 39 mortos, vários feridos e dezenas de desaparecidos devido, principalmente, ao desmoronamento de moradias no norte do país, que teve o estado de emergência declarado pelas autoridades após sofrer seu pior tremor em 36 anos.

O terremoto de magnitude 7,4 também foi sentido no país vizinho El Salvador e no populoso México, onde houve esvaziamento de edifícios, mas sem registro de danos ou vítimas.

O epicentro do terremoto foi no mar, 24 quilômetros a sudoeste do povoado portuário de Champerico, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

"Neste momento se declara alerta vermelho em todo o território nacional", disse o presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, que anunciou a suspensão de atividades públicas na nação centro-americana.

Pérez Molina advertiu que o número de mortos poderia subir e que segundo relatos preliminares havia outras 15 pessoas soterradas e 100 desaparecidos.


"Estamos focando nossas prioridades na vida, no resgate das pessoas e na atenção às pessoas feridas", disse o presidente.

O governador do Departamento de San Marcos, Luis Rivera, fronteiriço com o México, local onde houve o desmoronamento de várias casas, disse que o número de mortos subiu para 39.

Também houve feridos em consequência dos deslizamentos de terra sobre estradas em áreas montanhosas.

O terremoto desta quarta-feira foi o pior sofrido pela Guatemala desde 1976, quando um tremor de magnitude 7,5 causou a morte de cerca de 20 mil pessoas.

Na capital, dependências do governo e casas foram esvaziadas.

"Foi grandíssimo. Fiquei bem tonta", disse Vanessa Castillo, uma secretária de 38 anos que foi obrigada a abandonar o prédio de 10 andares onde trabalha, junto com outras pessoas.

Em El Salvador, muitos moradores deixaram suas casas e locais de trabalho e saíram às ruas, mas não havia informações de danos graves, nem de vítimas.

Na populosa Cidade do México, alguns edifícios deram ordem de retirada e atividades foram suspensas, porém sem relatos imediatos de estragos. Serviços como metrô e energia elétrica funcionavam normalmente.

"Foi sentido de maneira intensa em boa parte da cidade ... Sistemas estratégicos estão funcionando", afirmou o prefeito da capital mexicana, Marcelo Ebrard, em sua conta no Twitter.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou que um tsunami bem pequeno foi registrado na costa da Guatemala, acrescentando que havia risco de danos localizados num raio de 100 quilômetros.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisGuatemalaTerremotos

Mais de Mundo

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'

Coreia do Norte interfere em sinais de GPS e perturba transporte aéreo e marítimo do Sul

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20