Mundo

Fortalecimento do Irã ameaça Israel e mundo todo, diz premiê

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acrescentou que o Irã está em um "estágio avançado de controle e influência sobre o Iraque e o Iêmen"

Benjamin Netanyahu: premiê disse que Israel "nem por um minuto pode esquecer que a cada dia o Irã continua ameaçando com destruir o Estado israelense" (Gali Tibbon/Divulgação/Reuters)

Benjamin Netanyahu: premiê disse que Israel "nem por um minuto pode esquecer que a cada dia o Irã continua ameaçando com destruir o Estado israelense" (Gali Tibbon/Divulgação/Reuters)

E

EFE

Publicado em 23 de agosto de 2017 às 09h04.

Moscou - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quarta-feira que o fortalecimento do Irã na Síria supõe uma ameaça para Israel, o Oriente Médio e para todo o mundo, ao se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no balneário russo de Sochi, às margens do mar Negro.

"A situação no Oriente Médio tem uma dinâmica bastante rápida. O Irã realiza enormes esforços para fortalecer sua presença na Síria. Isto representa uma ameaça para Israel, o Oriente Médio e, na minha opinião, para o mundo inteiro", disse Netanyahu, citado por meios russos, ao começo da reunião com o chefe do Kremlin.

Netanyahu acrescentou que o Irã está em um "estágio avançado de controle e influência sobre o Iraque e o Iêmen", e "na prática, controla o Líbano".

"Senhor presidente, com esforços conjuntos estamos derrotando o Estado Islâmico (EI), e isto é muito importante, mas há uma coisa negativa, que é que onde desaparece o EI, ali entra o Irã", disse a Putin o premiê israelense.

Netanyahu disse que Israel "nem por um minuto pode esquecer que a cada dia o Irã continua ameaçando com destruir o Estado israelense".

O Irã, acrescentou, "dá armamento a organizações terroristas".

Putin, por sua vez, destacou o "eficaz mecanismo de interação" que foi estabelecido entre ambos países, que "permite abordar as relações bilaterais, bem como a situação na região".

Acompanhe tudo sobre:PolíticaIsraelDiplomaciaIrã - País

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista