Mundo

Ford e Microsoft têm app para carro elétrico

Nova York - A Ford Motor e a Microsoft anunciaram nesta quarta-feira um aplicativo online criado para ajudar os donos de carros elétricos da Ford a administrar o consumo doméstico de energia elétrica enquanto o veículo é recarregado. O Microsoft Hohm será disponibilizado aos proprietários de carros da Ford gratuitamente, segundo informaram as duas empresas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Nova York - A Ford Motor e a Microsoft anunciaram nesta quarta-feira um aplicativo online criado para ajudar os donos de carros elétricos da Ford a administrar o consumo doméstico de energia elétrica enquanto o veículo é recarregado.

O Microsoft Hohm será disponibilizado aos proprietários de carros da Ford gratuitamente, segundo informaram as duas empresas durante o Salão Internacional de Automóveis em Nova York. A Ford irá lançar cinco modelos de carros elétricos até 2013, começando com o Transit Connect Electric no final deste ano.

O presidente-executivo da Ford, Alan Mulally, afirmou que o objetivo é "viabilizar o veículo elétrico, tornar sua recarga mais barata e a integração com a rede elétrica mais inteligente".

O aplicativo ajudará o consumidor a decidir quando recarregar a bateria de seu veículo, na expectativa de que escolham fazer a recarga à noite, quando o uso e os custos são menores, disse o presidente-executivo da Microsoft, David Ballmer, a jornalistas, por vídeo.

O novo serviço é "um passo importante no desenvolvimento de uma infraestrutura para garantir o sucesso do carro elétrico", disse Ballmer.

A medida também amplia a parceria entre Microsoft e Ford. O sistema de comunicação e entretenimento da montadora com base em controle de voz, o Ford Sync, também utiliza tecnologia da Microsoft.

A Ford instalou o Sync em mais de 2 milhões de veículos desde que lançou o serviço três anos atrás.

Desenvolvido em conjunto pelas duas empresas, o Sync é um produto padrão ou opcional na maioria dos modelos da Ford norte-americana, além das marcas Lincoln e Mercury, e oferece opções de comando de voz.

Leia outras notícias sobre carros elétricos.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosProdutos verdesSustentabilidadeTecnologias limpasVeículos

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino