Mundo

Forças ucranianas e rebeldes se enfrentam perto de fronteira

Combatentes separatistas fizeram disparos de morteiros contra forças do governo e guardas ucranianos na fronteira durante a noite


	Militares ucranianos: insurgentes dizem que forças do governo estão bombardeando suas posições esta semana
 (Maxim Zmeyev/Reuters)

Militares ucranianos: insurgentes dizem que forças do governo estão bombardeando suas posições esta semana (Maxim Zmeyev/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2014 às 09h17.

Kiev - Cerca de 30 militares ucranianos foram feridos na madrugada desta terça-feira em confronto com separatistas pró-Rússia na fronteira russa ao leste do país, informou a guarda da fronteira da Ucrânia.

De acordo com a fonte, combatentes separatistas fizeram disparos de morteiros contra forças do governo e guardas ucranianos na fronteira durante a noite, perto da cidade de Luhansk. Não foram dados detalhes sobre baixas entre os rebeldes, que se opõem ao governo central de Kiev, pró-ocidente.

Os insurgentes dizem que forças do governo estão bombardeando suas posições esta semana, incluindo áreas no entorno da cidade de Slaviansk, palco de alguns dos combates mais pesados desde o início do levante separatista, em abril, na região leste cuja maioria da população é de língua russa.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, ordenou que as forças do governo retomem o controle da fronteira, depois que as autoridades ucranianas e os Estados Unidos acusaram a Rússia de enviar combatentes e armas, incluindo tanques, para o território ucraniano. O governo russo nega que esteja dando apoio militar aos rebeldes.

Na segunda-feira, Poroshenko disse que as forças do governo ucraniano já haviam retomado o controle de mais de 250 quilômetros da fronteira terrestre com a Rússia, que se estende por quase 2.000 quilômetros.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrises em empresasEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia