Mundo

Forças pró-Kadafi avançam rumo a porto controlado por rebeldes

Exército líbio movimentava-se para o leste por, indo da cidade reconquistada de Bin Jawad rumo a Ras Lanuf, onde há um importante complexo petrolífero

Protestos em Bengazi: A tomada de Ras Lanuf representou uma importante vitória para os rebeldes na sexta-feira, mas o avanço deles rumo à Sirte foi contido (John Moore/Getty Images)

Protestos em Bengazi: A tomada de Ras Lanuf representou uma importante vitória para os rebeldes na sexta-feira, mas o avanço deles rumo à Sirte foi contido (John Moore/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2011 às 10h42.

Ras Lanuf - Forças leais a Muammar Gaddafi avançavam na segunda-feira para o porto de Ras Lanuf, sob controle dos rebeldes, num contra-ataque que forçou a fuga de moradores e levou os rebeldes a esconderem suas armas no deserto.</p>

O Exército líbio movimentava-se para o leste por uma rodovia estratégica às margens do Mediterrâneo, indo da cidade reconquistada de Bin Jawad rumo a Ras Lanuf, situada a cerca de 60 quilômetros de distância, onde há um importante complexo petrolífero, disseram testemunhas à Reuters.

Um correspondente da Reuters viu as forças de Gaddafi cerca de 5 quilômetros a leste de Bin Jawad na noite de domingo, sugerindo que as tropas do líder líbio avançavam de forma lenta, mas constante.

"Fui até Bin Jawad e cerca de 20 quilômetros antes de chegar vi as forças de Gaddafi, um grande caminhão, veículos do Exército e um caça; eles vinham lentamente nesta direção", disse o motorista Ahmed al-Araibi à Reuters.

"Vi caminhões do Exército pela frente, eu estava a cerca de 20 quilômetros de Bin Jawad", disse Khalifa Saad, que também é motorista. Outra testemunha disse que vários caminhões seguiam para Ras Lanuf.

Um caça líbio sobrevoou os rebeldes em Ras Lanuf, provocando uma chuva de disparos. Os rebeldes gritavam: "Allahu Akbar!" (Deus é grande).

Um morador afirmou: "Acredito que esses jovens estão prontos para morrer, mas eles não farão diferença. Veja como eles estão disparando contra o avião. Eles não têm experiência."

Outro morador disse para os rebeldes voltarem para casa e não levarem o confronto para perto dos terminais de petróleo. Uma testemunha da Reuters viu não mais que cerca de 200 rebeldes em Ras Lanuf, mas não estava claro quantos estariam nas imediações.

A tomada de Ras Lanuf representou uma importante vitória para os rebeldes na sexta-feira, mas o avanço deles rumo à cidade natal de Gaddafi, Sirte, pela rodovia que vai até Trípoli foi contido em Bin Jawad, onde os rebeldes recuaram ao serem atacados.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDemocraciaLíbiaPolítica

Mais de Mundo

Donald Trump anuncia Elon Musk para departamento de eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump