Mundo

Forças iraquianas retomam controle da universidade de Tikrit

Forças de segurança do Iraque recuperaram o controle da universidade de Tikrit, na província de Saladino, ao norte de Bagdá


	Soldados iraquianos: foram registrados violentos choques entre forças de segurança e jihadistas
 (Reuters)

Soldados iraquianos: foram registrados violentos choques entre forças de segurança e jihadistas (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2014 às 14h43.

Bagdá - As forças de segurança do Iraque recuperaram nesta quinta-feira o controle da universidade de Tikrit, na província de Saladino, ao norte de Bagdá, após enfrentar grupos armados nas redondezas da instituição, disse à Agência Efe uma fonte da polícia.

Foram registrados violentos choques entre as forças de segurança iraquianas, apoiadas por helicópteros militares, e combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) nas localidades de Al Mahzam, Al Hamra, Al Sakura e Hamada Shihab, próximas à universidade de Tikrit.

Membros do exército iraquiano foram enviados para o interior da instituição para evitar que militantes do EIIL controlassem a universidade.

A fonte afirmou que uma mulher morreu e quatro civis ficaram feridos, entre eles duas professoras, como consequência dos bombardeios do exército.

O governador da província de Saladino, Ahmed Abdullah al Yubari, também confirmou que o controle da universidade foi recuperado, após quase duas semanas nas mãos do Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

A ONU denunciou na semana passada que extremistas do EIIL praticaram crimes de guerra em ações como "uma série de execuções sistemáticas e a sangue frio" de centenas de soldados capturados e de civis na cidade de Tikrit.

Desde 10 de junho, quando tomaram a segunda maior cidade iraquiana, Mossul, os insurgentes sunitas, liderados pelo EIIL, passaram a controlar várias partes do país e vem enfrentando as forças pró-governo.

Acompanhe tudo sobre:IraqueIslamismoViolência política

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA