Mundo

Forças iraquianas hasteiam bandeira em complexo do governo

Ramadi, capital da província de Anbar de maioria sunita e localizada a oeste de Bagdá, havia sido a maior conquista do Estado Islâmico este ano


	Ramadi: a capital da província de Anbar de maioria sunita e localizada a oeste de Bagdá, havia sido a maior conquista do Estado Islâmico este ano
 (Reprodução)

Ramadi: a capital da província de Anbar de maioria sunita e localizada a oeste de Bagdá, havia sido a maior conquista do Estado Islâmico este ano (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2015 às 13h24.

Bagdá - O Iraque hasteou sua bandeira no principal complexo do governo na cidade de Ramadi nesta segunda-feira, marcando a primeira grande vitória militar do governo sobre o Estado Islâmico desde que o Exército foi atingido pelo avanço dos militantes, há 18 meses.

Imagens transmitidas pela TV estatal mostraram diversos soldados se aproximando do prédio e então subindo no telhado para hastear uma pequena bandeira.

"Sim, a cidade de Ramadi foi libertada. As forças de contraterrorismo iraquianas hastearam a bandeira nacional sobre o complexo do governo", afirmou o brigadeiro-general Yahya Rasool, porta-voz de operações conjuntas, em um comunicado transmitido pela televisão estatal.

Caso o governo mantenha o controle em Ramadi, tomada por militantes do Estado Islâmico, seria a primeira cidade retomada pelo Exército do Iraque, treinado pelos Estados Unidos, desde junho de 2014.

Ramadi, capital da província de Anbar de maioria sunita e localizada a oeste de Bagdá, havia sido a maior conquista do Estado Islâmico este ano.

As forças iraquianas lançaram um ataque contra a cidade na semana passada e realizaram uma ofensiva final para ocupar o complexo administrativo central no domingo. Seu progresso foi dificultado pelos explosivos plantados nas ruas e nos edifícios.

Autoridades de segurança declararam que as forças ainda precisam liberar alguns focos de insurgentes na cidade e em seus arredores.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIraque

Mais de Mundo

Por que as inundações na Espanha deixaram tantos mortos?

Autoridades venezuelanas intensificam provocações ao governo Lula após veto no Brics

Projeto de energias renováveis no Deserto de Taclamacã recebe aporte bilionário da China

Claudia Sheinbaum confirma participação na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro