Mundo

Foguetes de rebeldes atingem aeroporto de Damasco

Segundo ativistas, ação foi um dos primeiros ataques dos rebeldes ao local, próximo à capital síria

Membro do exército livre da Síria aponta a sua arma através de um buraco enquanto usa uma câmera para fotografar a cena em Deir al-Zor (Khalil Ashawi/Reuters)

Membro do exército livre da Síria aponta a sua arma através de um buraco enquanto usa uma câmera para fotografar a cena em Deir al-Zor (Khalil Ashawi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 10h41.

Beirute - Foguetes atingiram o Aeroporto Internacional de Damasco nesta quinta-feira, disseram ativistas e a mídia local, em um dos primeiros ataques dos rebeldes ao local, próximo à capital síria, nos últimos meses.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, pró-oposição, disse que vários foguetes caseiros atingiram o aeroporto, que já havia sido cercado e interditado por uma ofensiva rebelde no ano passado.

A televisão estatal síria disse que um morteiro atingiu o limite do aeroporto perto de uma das pistas, causando o adiamento de vários voos como medida de precaução. A emissora disse que uma pessoa ficou ferida quando um armazém foi atingido.

Forças do presidente Bashar al-Assad reabriram a estrada que leva ao aeroporto há vários meses e desalojaram rebeldes de posições próximas.

As Forças Armadas têm tentado expulsar os rebeldes de suas fortalezas em subúrbios ao redor de Damasco, a sede do poder de Assad. O centro da cidade tem escapado da intensa luta que tomou conta de grande parte da Síria nos últimos dois anos.

A ONU afirmou nesta quinta-feira que pelo menos 93 mil pessoas foram mortas no conflito.

A estação de televisão baseada em Beirute Al-Mayadeen disse que três morteiros atingiram o aeroporto, citando fontes no local.

A emissora estatal Russia Today também noticiou ataques com foguetes e disse que estes tinham atingido um avião iraquiano, ferindo quatro passageiros e quatro funcionários do aeroporto.

A Reuters não conseguiu verificar os relatos devido a restrições do governo sobre o acesso da mídia internacional.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasPrimavera árabeSíria

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia