Mundo

Foguete norte-coreano está na plataforma de lançamento

As autoridades norte-coreanas organizaram a visita inédita para mostrar que o foguete Unha-3 não é um míssil, como afirmam o governo dos Estados Unidos e seus aliados

Um foguete do tipo Unha-2 (KCNA via KNS/AFP)

Um foguete do tipo Unha-2 (KCNA via KNS/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2012 às 11h42.

O foguete norte-coreano que supostamente deve por em órbita na próxima semana um satélite foi instalado na plataforma de lançamento, apesar dos protestos internacionais, constatou neste domingo a imprensa estrangeira no centro espacial de Tongchang-ri (noroeste).

As autoridades da Coréia do Norte organizaram a visita inédita para mostrar que o foguete Unha-3 não é um míssil, como afirmam o governo dos Estados Unidos e seus aliados, em particular Coreia do Sul e Japão.

Os norte-coreanos permitiram pela primeira vez que 50 correspondentes, inclusive um jornalista da AFP, viajassem em um trem especial até o novo centro espacial construído na península de Cholsan, a 50 km da fronteira com a China.

Os jornalistas puderam ficar a menos de 50 metros do lançador, pintado de branco, com letras azul celeste, colocado em uma plataforma instalada em uma colina, à espera do lançamento previsto para entre 12 e 17 de abril.

Oficialmente, o foguete, de 30 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro, colocará em órbita um satélite de observação da Terra, o Kwangmyongsong-3 (Estrelha Brillante) para coletar informações sobre as plantações, florestas e os recursos naturais da Coreia do Norte.

Os correspondentes estrangeiros também puderam observar de perto o satélite, de 100 kg, com cinco antenas e painéis solares.

O governo dos Estados Unidos e seus aliados acusam a Coreia do Norte de preparar na realidade um teste de míssil balístico. "Dizer que é um teste de míssil não faz nenhum sentido", afirmou Jang Myong-jin, diretor do centro espacial.

"Este lançamento está planejado há muito tempo, para o centenário do presidente Kim Il-sung. Não fazemos para provocar", completou.

O regime vai organizar grandes festividades para este aniversário, que acontece em 14 de abril, dia do nascimento do fundador da República Popular Democrática da Coreia, que morreu em 1994. O filho Kim Jong-il o sucedeu e faleceu em dezembro de 2011, deixando o país nas mãos do filho, o jovem Kim Jong-un.

O primeiro estágio do foguete Unha-3 tem previsão de cair no Mar Amarelo, ao oeste da península coreana, e o segundo ao leste das Filipinas, sobrevoando uma parte das ilhas de Okinawa, na região sul do Japão.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteSatélites

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA