Mundo

Kerry vê cessar-fogo em Gaza como "oportunidade"

Secretário de Estado dos EUA disse que é imperativo que os lados em conflito façam seus maiores esforços para encontrar um ponto comum

John Kerry anuncia um cessar-fogo humanitário de 72 horas entre Israel e Hamas, em Nova Délhi (Lucas Jackson/Reuters)

John Kerry anuncia um cessar-fogo humanitário de 72 horas entre Israel e Hamas, em Nova Délhi (Lucas Jackson/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2014 às 21h54.

Nova Délhi - O secretário de Estado norte-americano, <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/john-kerry">John Kerry</a></strong>, chamou o cessar-fogo de 72 horas acordado por Israel e o Hamas para o conflito na <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/faixa-de-gaza">Faixa de Gaza</a></strong> de uma "oportunidade" e disse que é imperativo que os lados em conflito façam seus maiores esforços para encontrar um ponto comum.</p>

Kerry afirmou que o ministro das Relações Exteriores do Egito vai convidar as partes para participar de negociações "sérias" no Cairo e que os Estados Unidos planejam enviar uma pequena delegação.

Ele classificou o cessar-fogo como "tempo precioso".

"É uma oportunidade, um momento para que as diferentes facções sejam capazes de se unir com o Estado de Israel em um esforço para tentar encontrar maneiras para um cessar-fogo sustentável e, então, obviamente, por um longo período de tempo", disse Kerry a repórteres.

Kerry afirmou que os EUA estão agradecidos que a violência possa parar por mais de 24 horas. "Esperamos que este momento de oportunidade seja agarrado pelas partes, mas ninguém pode forçá-las a fazer isso", acrescentou Kerry.

"Não há garantias. Esta é uma questão difícil, complicada, e eu acho que todo mundo sabe que não foi fácil chegar a este ponto. Todo mundo sabe que não será fácil ir além deste ponto, mas é imperativo que as pessoas façam o maior esforço para tentar encontrar um ponto comum", disse Kerry.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseFaixa de GazaIsraelJohn KerryPalestinaPolíticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia