Mundo

Focos de incêndio crescem 62% em unidades de conservação

Dados do Inpe registraram 10.864 pontos de incêndio em áreas de proteção ambiental federais e estaduais


	De acordo com os pesquisadores do Inpe, o crescimento está associado, principalmente, ao clima - que está muito mais seco do que no ano passado
 (Divulgação)

De acordo com os pesquisadores do Inpe, o crescimento está associado, principalmente, ao clima - que está muito mais seco do que no ano passado (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2012 às 13h27.

São Paulo - Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o número de focos de incêndio em unidades de conservação (UCs) aumentou 62% em 2012, em comparação ao ano passado.

Entre 1º de janeiro e 20 de setembro, foram registrados 10.864 pontos de incêndio em áreas de proteção ambiental federais e estaduais, contra 6.708 no mesmo período de 2011.

De acordo com os pesquisadores do Inpe, o crescimento está associado, principalmente, ao clima - que está muito mais seco do que no ano passado - e às práticas de incêndio ilegais que acontecem em áreas próximas às UCs ou mesmo dentro delas.

Até o final do mês de setembro, os incêndios haviam destruído cerca de 850 mil hectares de vegetação das áreas de proteção ambiental. O número é 41,5% maior do que o de 2011, quando as unidades de conservação perderam cerca de 600 mil hectares por conta dos focos de incêndio.

Os estados mais afetados pelo problema são Maranhão, Tocantins e Pará, que juntos respondem por quase 35% de todos os focos de incêndio registrados até agora em 2012.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteSustentabilidadeIncêndiosFlorestas

Mais de Mundo

Brasil convoca reunião de líderes do Brics para 8 de setembro em meio a tarifas de Trump

Sheinbaum busca 'melhores condições' comerciais com EUA enquanto negocia sobre segurança

Empresas chinesas de máquinas de construção apresentam recuperação no primeiro semestre de 2025

Maduro afirma que Venezuela está pronta para 'luta armada' em caso de invasão dos EUA