Mundo

FMI suspende ajuda à Grécia até formação de novo governo

Negociações sobre pagamento feito pelo FMI juntamente a autoridades europeias "serão retomadas assim que o novo governo assuma suas funções", disse porta-voz


	Grécia: parlamento fracassou em sua terceira tentativa de eleger o Presidente da República
 (John Kolesidis/Reuters)

Grécia: parlamento fracassou em sua terceira tentativa de eleger o Presidente da República (John Kolesidis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2014 às 14h40.

O pagamento da próxima parcela da ajuda oferecida pelo Fundo Monetário Internacional à Grécia está suspenso até a formação de um novo governo, após as eleições antecipadas no fim de janeiro, informou a instituição financeira.

As negociações relativas ao pagamento realizado pelo FMI juntamente a autoridades europeias "serão retomadas assim que o novo governo assuma suas funções", afirmou o porta-voz do FMI, Gerry Rice. Segundo Rice, a Grécia não apresenta necessidades "imediatas" de financiamento.

O Parlamento grego fracassou nesta segunda-feira em sua terceira tentativa de eleger o Presidente da República, e antecipou as eleições legislativas, que podem levar ao poder, no dia 25 de janeiro, o partido de esquerda radical Syriza.

As difíceis negociações do país sobre o plano de ajuda acordado em 2012 com FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia em troca de políticas de austeridade serão suspensas por enquanto.

Segundo o FMI, a viabilidade financeira do país não está em risco, e sua economia voltou a crescer depois de seis anos de profunda recessão.

Atenas sugeriu recentemente que desejava receber antecipadamente a ajuda do FMI, que deve chegar até 2016. A ajuda europeia que prevista para terminar em 2014 foi prorrogada por dois meses.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrise gregaEuropaFMIGovernoGréciaPiigs

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições