Mundo

FMI recomenda aos EUA que reduzam sua dívida

Segundo Fundo Monetário Internacional, EUA deve conduzir seu déficit orçamentário de modo que não prejudique sua recuperação econômica

Diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn (esq.), conversa com o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner: FMI recomenda que EUA reduza déficit (Mandel Ngan/AFP)

Diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn (esq.), conversa com o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner: FMI recomenda que EUA reduza déficit (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2010 às 14h19.

Washington - O FMI pediu nesta quinta-feira aos Estados Unidos que conduzam seu déficit orçamentário por um caminho sustentável, que não prejudique sua recuperação econômica.

"O desafio principal é desenvolver uma estratégia fiscal confiável para assegurar que a dívida pública seja levada - e vista como levaa - por um caminho sustentável sem colocar em risco a recuperação", afirmou o FMI em seu relatório.

O FMI prevê um crescimento para os Estados Unidos de 3,3% en 2010 e 2,9% em 2011, e depois um crescimento entre 2,6% e 2,8% a cada ano entre 2012 e 2015.

Em seu orçamento 2010-2011, tornado público em janeiro, a Casa Branca previa taxas espetaculars de crescimento a partir de 2011: 3,8%, depois 4,3% e 4,2% em 2012 e 2013.

Segundo o FMI, o esforço de redução orçamentária dos Estados Unidos deve ser considerável, equivalente a 8% do produto interno bruto até 2015, enquanto que o governo prevê menos de 3%.

Acompanhe tudo sobre:Dívida públicaEstados Unidos (EUA)FMIPaíses ricos

Mais de Mundo

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido

Eleições na Romênia agitam país-chave para a Otan e a Ucrânia

Irã e Hezbollah: mísseis clonados alteram a dinâmica de poder regional

Ataque de Israel ao sul do Líbano deixa um militar morto e 18 feridos