Mundo

FMI recomenda aos EUA que reduzam sua dívida

Segundo Fundo Monetário Internacional, EUA deve conduzir seu déficit orçamentário de modo que não prejudique sua recuperação econômica

Diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn (esq.), conversa com o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner: FMI recomenda que EUA reduza déficit (Mandel Ngan/AFP)

Diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn (esq.), conversa com o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner: FMI recomenda que EUA reduza déficit (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2010 às 14h19.

Washington - O FMI pediu nesta quinta-feira aos Estados Unidos que conduzam seu déficit orçamentário por um caminho sustentável, que não prejudique sua recuperação econômica.

"O desafio principal é desenvolver uma estratégia fiscal confiável para assegurar que a dívida pública seja levada - e vista como levaa - por um caminho sustentável sem colocar em risco a recuperação", afirmou o FMI em seu relatório.

O FMI prevê um crescimento para os Estados Unidos de 3,3% en 2010 e 2,9% em 2011, e depois um crescimento entre 2,6% e 2,8% a cada ano entre 2012 e 2015.

Em seu orçamento 2010-2011, tornado público em janeiro, a Casa Branca previa taxas espetaculars de crescimento a partir de 2011: 3,8%, depois 4,3% e 4,2% em 2012 e 2013.

Segundo o FMI, o esforço de redução orçamentária dos Estados Unidos deve ser considerável, equivalente a 8% do produto interno bruto até 2015, enquanto que o governo prevê menos de 3%.

Acompanhe tudo sobre:Dívida públicaEstados Unidos (EUA)FMIPaíses ricos

Mais de Mundo

Equador escolhe novo presidente neste domingo em 2º turno acirrado

‘Vamos recuperar nosso quintal’, diz secretário de Trump sobre América Latina

Israel amplia ofensiva em Gaza e toma corredor-chave

Wall Street Journal aponta Brasil como símbolo negativo do protecionismo defendido por Trump