Mundo

FMI pede medidas para impulsionar mercado de trabalho

A diretora do órgão internacional pediu políticas econômicas que contribuam para uma recuperação maior do emprego no final da reunião do G-20


	Christine Lagarde: diretora do FMI disse que economia global está em recuperação
 (AFP/Getty Images)

Christine Lagarde: diretora do FMI disse que economia global está em recuperação (AFP/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2014 às 10h39.

Cairns (Austrália).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) pediu neste domingo para se tomar medidas para impulsionar o mercado de trabalho e as infraestruturas, a fim de favorecer o crescimento econômico, ao término da reunião ministerial do Grupo dos Vinte (G20) na Austrália.

Os ministros de Economia e presidentes de bancos centrais do G20 baixaram de 2% para 1,8% o crescimento adicional às previsões até 2018 no encontro que terminou em Cairns onde se comprometeram a adotar cerca de 900 medidas.

A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, disse que com estes compromissos 'existe o potencial' para conseguir este novo objetivo para o qual pediu políticas econômicas que contribuam para uma recuperação mais robusta e criadora de emprego.

'A preocupação é que os objetivos de crescimento vêm também junto com as do emprego. Devemos nos estabilizar mais nas reformas trabalhistas e em que o mercado de trabalho ofereça mais oportunidades para que se alcancem ambos os objetivos', disse.

A diretora-gerente do FMI destacou que a economia global continua se recuperando, mas alertou que o crescimento continua sendo baixo e desequilibrado devido ao aumento das 'tensões geopolíticas', em particular na Ucrânia e no Oriente Médio, e ao risco de desestabilização dos mercados financeiros.

Após os acordos fechados na reunião do G20, Lagarde ressaltou que o próximo passo deve ser a implementação de todas estas medidas para o que ofereceu a cooperação do FMI. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticaG20Mercado de trabalhoFMI

Mais de Mundo

Câmara dialoga com assessores de deputada que estava em flotilha interceptada por Israel, diz Motta

No 2º dia do 'shutdown', Trump quer cortes em 'agências democratas' e mira em adversários políticos

Ataque em sinagoga em Manchester deixa mortos e feridos durante Yom Kippur

Bessent anuncia reunião em breve com ministro argentino