O FMI chegou a Dublin pregando a austeridade (Peter Muhly/AFP)
Da Redação
Publicado em 19 de novembro de 2010 às 12h29.
Dublin - O Fundo Monetário Internacional (FMI) começa nesta sexta-feira em Dublin conversas formais com o Governo irlandês para desenhar um plano de resgate com o objetivo de sanear seu sistema bancário e endireitar sua política orçamentária.
A equipe do FMI, formada por 12 pessoas, chegou nesta quinta-feira à capital irlandesa liderada pelo diretor de seu Departamento na Europa, Ajai Chopra, e o especialista em bancos Ashoka Mody, que elaborou no passado vários relatórios anuais sobre a economia irlandesa.
Todos os jornais deste país trazem hoje em suas capas a fotografia de Chopra cobrindo a pé o trajeto de cerca de 15 minutos que o separa de seu hotel em Merrion Square, em frente aos prédios governamentais, dos escritórios do Banco Central Irlandês em Dame Street.
Nem táxi, nem limusine para o alto funcionário, observam alguns comentaristas. Austeridade parece ser a mensagem que quer enviar o FMI ao Executivo de Dublin durante sua missão, que poderia se prolongar por quase duas semanas.