Mundo

FMI desmente negociações com Itália

Jornal La Stampa citou plano de ajuda de até 600 bilhões de euros para o país

"Não há conversações com as autoridades italianas sobre um programa de financiamento do FMI", declarou um porta-voz do Fundo
 (Mandel Ngan/AFP)

"Não há conversações com as autoridades italianas sobre um programa de financiamento do FMI", declarou um porta-voz do Fundo (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2011 às 07h43.

Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) negou nesta segunda-feira que tenha iniciado negociações com as autoridades da Itália sobre um suposto plano de ajuda ao país, mencionado no domingo pela imprensa italiana.

"Não há conversações com as autoridades italianas sobre um programa de financiamento do FMI", declarou um porta-voz do Fundo.

No domingo, o jornal italiano La Stampa, citando fontes do FMI, informou que a instituição preparava um plano de ajuda de até 600 bilhões de euros para a Itália no caso de agravamento da crise da dívida do país.

O empréstimo do FMI - de 400 a 600 bilhões - permitiria à Itália dispor de 12 a 18 meses para implementar reduções orçamentárias e reformas destinadas a reforçar o crescimento, deixando de lado a necessidade de refinanciar a dívida, segundo o jornal.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsCrises em empresasFMIDívida pública

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk