Mundo

FMI: bancos europeus precisam de até 200 bi de euros

Declaração foi feita pelo diretor do departamento europeu do fundo, Antonio Borges

Borges também disse que o FMI vai "definitivamente participar" em um segundo pacote de resgate para a Grécia se o organismo estiver satisfeito com a determinação do país (Sean Gallup/Getty Images)

Borges também disse que o FMI vai "definitivamente participar" em um segundo pacote de resgate para a Grécia se o organismo estiver satisfeito com a determinação do país (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2011 às 09h40.

Bruxelas - A Europa precisa de entre 100 bilhões e 200 bilhões de euros para recapitalizar seus bancos, disse o diretor do departamento europeu do Fundo Monetário Internacional (FMI), Antonio Borges, nesta quarta-feira.

"Estamos falando em um dado de 100 a 200 bilhões de euros, que na nossa visão é muito, muito pequeno se comparado ao tamanho dos mercados de capital da Europa e comparado aos recursos do novo e maior EFSF (fundo de resgate da região)", afirmou ele à Reuters.

"Houve muita conversa sobre os bancos franceses, mas... o problema é muito espalhado. Nenhum setor bancário no mundo pode sustentar uma perda generalizada de confiança, e precisamos restaurar a confiança na Europa."

Borges também disse que o FMI vai "definitivamente participar" em um segundo pacote de resgate para a Grécia se o organismo estiver satisfeito com a determinação do país para resolver seus problemas de dívida.

Ele também disse que investidores têm preocupações válidas sobre uma possível recessão.

Segundo ele, as preocupações de recessão "estão mais relacionadas a problemas no setor financeiro e à possibilidade de um choque de crédito do que ao que está acontecendo no front fiscal".

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrises em empresasDívida públicaEuropaFMIUnião Europeia

Mais de Mundo

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz

Na China, diminuição da população coloca em risco plano ambicioso para trem-bala

Rússia diz ter certeza de que os EUA 'compreenderam' a mensagem após ataque com míssil

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança