Mundo

FMI aprova pagar 3,9 bi de euros à Irlanda pelo quarto lance do empréstimo

O Conselho Executivo do fundo aprovou o lance de ajuda em virtude de um programa econômico apoiado por um período de três anos

O governo de Dublin aprovou um programa de ajuste que, entre outras medidas, previa a supressão de 25 mil empregos públicos (Andrius Burlega/Wikimedia Commons)

O governo de Dublin aprovou um programa de ajuste que, entre outras medidas, previa a supressão de 25 mil empregos públicos (Andrius Burlega/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 05h36.

Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou nesta quarta-feira que aprovou o pagamento de 3,9 bilhões de euros para a Irlanda, relativo ao quarto lance de um empréstimo concedido em dezembro de 2010 no marco das medidas de resgate.

O Conselho Executivo do FMI aprovou o quarto lance de ajuda à Irlanda em virtude de um programa econômico apoiado por um período de três anos, informou o organismo em comunicado.

A finalização desta revisão permite o desembolso imediato de 3,91 bilhões de euros, com o que o total do desembolso feito pelo FMI a Dublin até o momento supera 13 bilhões de euros.

Em 28 de novembro de 2010, a União Europeia definiu que o programa de assistência financeira à Irlanda seria de 85 bilhões de euros, que devem ser devolvidos no prazo de três anos. Desse montante, o FMI seria responsável por 22,5 bilhões.

Do total, 35 bilhões de euros foram destinados ao setor bancário irlandês e os outros 50 bilhões, às contas públicas do Estado.

O governo de Dublin aprovou um programa de ajuste que, entre outras medidas, previa a supressão de 25 mil empregos públicos, a alta de impostos e a redução das despesas sociais.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrises em empresasDívida públicaEmpréstimosEuropaFMIIrlandaPiigs

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru