Mundo

FMI alerta para uma desaceleração global 'em espiral'

Segundo Christine Lagarde, governos devem adaptar seus planos de contenção de gastos e considerar seriamente a adoção de medidas para estimular o crescimento

Diretora-geral do FMI, Christine Lagarde: " Se a Alemanha der vigor à demanda doméstica, será bom para sua economia e para os países vizinhos" (Paul J. Richards/AFP)

Diretora-geral do FMI, Christine Lagarde: " Se a Alemanha der vigor à demanda doméstica, será bom para sua economia e para os países vizinhos" (Paul J. Richards/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2011 às 13h35.

Washington - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou em entrevista à revista semanal alemã Der Spiegel que os governos devem adaptar seus planos de contenção de gastos e considerar seriamente a adoção de medidas para estimular o crescimento, uma vez que a economia global enfrenta o risco de "uma desaceleração em espiral".

Diante da atual situação econômica, "os países devem adaptar seus planos de poupança e olhar para medidas de estímulo ao crescimento", afirmou. Ela reiterou que os bancos europeus precisam de até 200 bilhões de euros em capital adicional para se protegerem da desaceleração econômica e do impacto da crise de dívida soberana, tomando por base as estimativas do FMI.

Olhando especificamente para a Alemanha, Lagarde sugeriu que o governo implemente um programa de crescimento com foco na economia doméstica, para o caso de uma desaceleração global mais generalizada atingir suas exportações.

"Se a Alemanha der vigor à demanda doméstica, será bom para a economia alemã, assim como para os países vizinhos", disse. Ela acrescentou que a recuperação das finanças da Alemanha está em nível "ótimo" nas atuais circunstâncias, tendo como referência a avaliação do FMI sobre a Alemanha. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasFMI

Mais de Mundo

Irã suspende os voos em todos os aeroportos do país

Voo com 229 repatriados do Líbano pousa na Base Aérea de São Paulo

Flórida declara estado de emergência, à espera de um 'grande furacão' na próxima semana

Defesa Civil de Gaza relata 21 mortos após ataque israelense em mesquita