Mundo

Flagra no exame de Sharapova é caso isolado, afirma Kremlin

Sharapova surpreendeu o mundo do esporte na segunda-feira ao revelar ter sido flagrada no exame antidoping do dia 26 de janeiro em Melbourne


	Maria Sharapova: "Isso não deveria ser usado para descreditar o esporte russo e os formidáveis feitos de nossos atletas"
 (Gonzalo Fuentes / Reuters)

Maria Sharapova: "Isso não deveria ser usado para descreditar o esporte russo e os formidáveis feitos de nossos atletas" (Gonzalo Fuentes / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2016 às 14h55.

O governo russo afirmou nesta quarta-feira que o exame antidoping positivo da estrela do tênis Maria Sharapova no Aberto da Austrália é um caso isolado, rejeitando a ideia de que seria prova de uma epidemia generalizada de doping no país.

"Rejeitamos essa ideia, essa situação não deveria manchar todo o esporte russo. Isso não deveria ser usado para descreditar o esporte russo e os formidáveis feitos de nossos atletas", declarou à imprensa o porta-voz do governo russo, Dmitri Peskov.

"Estamos falando de atletas isolados, de casos individuais", completou.

Sharapova surpreendeu o mundo do esporte na segunda-feira ao revelar ter sido flagrada no exame antidoping do dia 26 de janeiro em Melbourne, durante o Aberto da Austrália, por uso de Meldonium, um medicamento que apareceu na lista de substâncias proibidas no início do ano.

A tenista afirmou que ingeria o medicamento desde 2006 para combater a diabetes e que não checou a nova lista para saber se a substância tinha se tornado proibida.

O governo russo afirmou que o presidente Vladimir Putin insistiu para que os casos de doping "sejam tratados da maneira mais aberta possível para que possibilite a total cooperação com as organizações internacionais competentes".

O Meldonium é usado para tratar problemas do coração, como arritmia cardíaca e aterosclerose.

Além de Sharapova, outros atletas russos podem ser flagrados em exames por uso desta substância, produzida na Letônia e vendida exclusivamente em países do leste europeu, alertou na terça-feira o ministro russo dos esportes, Vitali Moutko.

Sharapova será suspensa "de maneira provisória a partir de 12 de março, à espera do desenrolar do processo", explicou a Federação Internacional de Tênis.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDopingEsportesEuropaRússiaTênis (calçado)

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro