Mundo

Fitch reduz previsão de crescimento da economia global

A agência prevê que a expansão da economia mundial será de 2,6% este ano, ante uma previsão de 3,1% anteriormente

Fitch também projeta um crescimento global de 2,7% em 2012, antes era de 3,4% (Miguel Medina/AFP)

Fitch também projeta um crescimento global de 2,7% em 2012, antes era de 3,4% (Miguel Medina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2011 às 14h36.

Londres - A agência de classificação de risco Fitch revisou para baixo suas previsões de crescimento da economia global por causa de dados mais fracos no segundo trimestre deste ano em relação à sua projeção anterior. A Fitch prevê que a expansão da economia mundial será de 2,6% este ano, ante uma previsão de 3,1% anteriormente.

A agência também projeta um crescimento global de 2,7% em 2012, antes era de 3,4%, e de 3,1% em 2013, anteriormente era de 3,4%. De acordo com a agência, as economias emergentes também devem apresentar um resultado mais moderado, ainda que o crescimento delas permanecerá robusto.

Enquanto fatores temporários continuam suprimindo a atividade econômica, a recente intensificação da volatilidade dos mercados financeiros e as incertezas sobre as políticas fiscais minaram a confiança, o que prejudica o consumo privado e o crescimento de investimentos.

"A Fitch não projeta uma (recessão) de duplo mergulho nas suas projeções econômicas globais. Entretanto, a chance de uma recessão aumentou, já que a intensificação da volatilidade dos mercados financeiros poderia ampliar o comportamento de aversão ao risco e levar a condições de crédito mais contidas", disse Maria Malas-Mroueh, diretora do grupo soberano da Fitch.

"Na zona do euro, as previsões levam em conta (uma projeção de) crescimento trimestral perto de zero até os primeiros três meses de 2012, parcialmente refletindo o impacto da crise da dívida soberana - o sentimento em toda a Europa diminuiu e a incerteza aumentou significativamente desde junho", completou. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEmpresasFitch

Mais de Mundo

Colômbia impõe tarifas aos EUA após Trump sancionar país por rejeitar aviões com deportados

Rússia anuncia captura da cidade de Velyka Novosilka, no Leste da Ucrânia

Petro oferece o avião presidencial para retorno de migrantes dos EUA e convoca a Celac

Trump ordena impor tarifas de 25% à Colômbia por rejeitar dois voos de deportação