Mundo

Fitch reafirma rating BBB- do México, com perspectiva estável

Para agência, recessão maior do que esperada nos EUA pode representar um risco negativo importante para a economia mexicana

Vista da Cidade do México (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Vista da Cidade do México (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de novembro de 2022 às 15h28.

A Fitch reafirmou nesta sexta-feira, 18, o rating BBB- do México com perspectiva estável. O comunicado da agência de classificação de risco explica que a nota de crédito do país está limitada por: indicadores de governança fracos; desempenho de crescimento de longo prazo discreto; intervenção de micropolítica que afeta as perspectivas de investimento, na visão da Fitch; e os passivos contingentes potenciais da Pemex.

LEIA MAIS: Risco de governo Lula para perfil de crédito é inexistente, diz diretor da Fitch

Já a perspectiva estável é apoiada por finanças públicas estáveis e atribuições dos formuladores de políticas a este cenário e ampliação da estabilidade macroeconômica, apesar dos desafios provocados por perspectivas de crescimento econômico moderadas. A Fitch destacou principalmente o crescimento sustentado da receita tributária por medidas administrativas, como o combate à evasão fiscal.

Segundo a Fitch, uma recessão maior do que esperada nos Estados Unidos pode representar um risco negativo importante para a economia mexicana. A agência projeta que o crescimento real do PIB atinja 2,5% em 2022 e desacelere para 1,4% em 2023.

LEIA TAMBÉM: 

Acompanhe tudo sobre:Ajuste fiscalFitchMéxico

Mais de Mundo

EUA diz que tarifas sobre semicondutores provavelmente começarão 'em um mês ou dois'

China pede aos EUA que 'eliminem completamente' as tarifas recíprocas

Papa Francisco aparece de surpresa na missa do Domingo de Ramos

Ataque da Rússia com mísseis deixa ao menos 30 mortos na Ucrânia