Mundo

Financial Times: eleições no Brasil preocupam pouco o investidor estrangeiro

São Paulo - O jornal Financial Times, um dos mais respeitados do mundo dos negócios e da economia, publicou nesta sexta-feira uma reportagem que compara as eleições de 2002 - a primeira em que Lula foi eleito - com a atual. Para a publicação, a corrida presidencial de hoje revela pouco sinal de preocupação para […]

Para o Financial Times, Brasil deve ter um forte aumento do PIB e uma expansão na renda de seus trabalhadores

Para o Financial Times, Brasil deve ter um forte aumento do PIB e uma expansão na renda de seus trabalhadores

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.

São Paulo - O jornal Financial Times, um dos mais respeitados do mundo dos negócios e da economia, publicou nesta sexta-feira uma reportagem que compara as eleições de 2002 - a primeira em que Lula foi eleito - com a atual. Para a publicação, a corrida presidencial de hoje revela pouco sinal de preocupação para os investidores estrangeiros.

A reportagem lembra a turbulência econômica de2002, quando o índice Ibovespa despencou e o real chegou a uma desvalorização de 40% - reflexos causados pela possível entrada de um "populista, Luiz Inácio Lula da Silva". "Com a melhoria da política e da economia na última década, juntamente com a independência de fato do banco central, a paisagem mudou", diz o texto.

O Financial Times endossa a visão do analista Philip Poole, do HSBC, que afirma que o Brasil passou relativamente confortável pela crise financeira, refletindo uma boa gestão econômica e um sistema bancário expurgado de influências. Para o jornal britânico, o Brasil deve ter um forte aumento do PIB e uma expansão na renda de seus trabalhadores.

A reportagem ainda lembra que existem riscos pairando sobre o Brasil, mas que eles estão ligados a fatores externos, como no setor de commodites que pode sofrer com a desaceleração do crescimento chinês.

Leia mais notícias sobre o Brasil

Siga as notícias do site EXAME sobre Eleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPolítica no BrasilAmérica LatinaDados de BrasilDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoFinancial TimesJornaisEleiçõesEleições 2010

Mais de Mundo

Trump diz que há um 'alto grau de certeza' que suspeito de matar Charlie Kirk foi preso

Proibição de celulares em escola na Finlândia melhora interação e reduz distrações em sala

Preço do bife sobe 16,6% nos EUA com tarifas de Trump no radar; café tem alta de 21,7% em agosto

Embaixada dos EUA no Brasil reproduz ameaças de secretário de Trump após julgamento de Bolsonaro