Mundo

Financial Times critica falta de debates econômicos dos presidenciáveis

Jornal inglês salienta que a posição econômica que o Brasil ocupa atualmente não condiz com as discussões econômicas apresentadas pelos presidenciáveis

José Serra e Dilma Rousseff: segundo turno pode ser bom para o Brasil, diz FT (.)

José Serra e Dilma Rousseff: segundo turno pode ser bom para o Brasil, diz FT (.)

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.

São Paulo - O jornal Financial Times trouxe nesta terça-feira um editorial no qual critica a falta de debate sobre os desafios da economia brasileira por parte dos presidenciáveis. "Para o Brasil, o segundo turno poderá ser algo bom. Poderá forçar os candidatos a levantarem questões, das quais eles mesmos têm preferido fugir", diz o periódico inglês.

Segundo o Financial Times, o País fez grandes progressos sob os governo de Lula e Fernando Henrique Cardoso. A publicação cita, como exemplo, o aumento de quase 80% do PIB per capita desde 1994. "Mas desafios significantes permanecem", alerta o editorial.

Para os ingleses, os candidatos brasileiros precisam colocar em pauta dois problemas econômicos: o equilíbrio orçamentário e o "tão chamado" custo Brasil.

"O primeiro exige aumento de receitas cada vez maior para atender a crescente despesa pública. O segundo, o custo de fazer negócios no Brasil, se reflete na posição triste que o País ocupa no relatório 'Doing Business' do Banco Mundial. Entre 183 países, o Brasil ocupa 129 posição", comenta o Financial Times.

O jornal salienta que o Brasil já estabeleceu sua presença no mundo - tanto que é a oitava maior economia. "Como tal, o País merece elevados padrões de debate, diferente do que os seus candidatos presidenciais têm oferecido até agora", conclui.

Leia mais sobre política

Siga as últimas notícias de Eleições no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2010EmpresasFinancial TimesJornaisJosé SerraPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres