Mundo

Final da Copa bate recorde de audiência na Espanha

Mais de 90% das televisões estavam ligadas no jogo na hora do gol do título

Seleção espanhola levanta a taça Fifa após vencer a Holanda (AFP/Thomas Coex)

Seleção espanhola levanta a taça Fifa após vencer a Holanda (AFP/Thomas Coex)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2010 às 18h30.

São Paulo - A partida que decidiu a Copa do Mundo no último domingo (11/07) foi vista por quase 14 milhões de pessoas na Espanha. Segundo informações dos jornais espanhóis El Pais e Marca, dados da Barlovento Comunicación (instituto equivalente ao brasileiro Ibope) apontam que o jogo foi o programa mais visto da história do país desde que a medição começou, em 1992.

Durante a prorrogação a audiência aumentou: 85,9% dos televisores ou aproximadamente 15,6 milhões de espanhóis sintonizaram o jogo nesta etapa. No total 82,9% dos televisores acompanharam a partida inteira.

Na hora do gol de Iniesta, que deu o título à equipe espanhola, o número já havia subido para 16,7 milhões de espectadores, equivalente a 90,3% das TV's ligadas. Um minuto antes a audiência havia atingido 91%, valor mais alto do dia.

O El Pais estima que a audiência pode ter sido ainda maior do que o registrado nos índices oficiais. Para o jornal não é possível medir a quantidade de pessoas reunidas em bares e telões públicos, como o grupo de 200 mil pessoas que assistiu ao jogo no centro de Madri.

Os números levam em conta a audiência dos três canais que transmitiram a partida, Telecinco, Canal+ e Canal+Liga. Segundo os dados, as outras emissoras tiveram os piores números da história.
 

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEspanhaEsportesEuropaFutebolPiigsTelevisãoTV

Mais de Mundo

Ataque de Israel ao sul do Líbano deixa um militar morto e 18 feridos

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global