Mundo

Fillon tem laptop com arquivos pessoais roubado na França

Além do laptop, também foi roubado um pen-drive que, segundo a equipe do candidato, "não continha informações sensíveis"

François Fillon: roubo aconteceu no momento em que o ex-premiê participava de seus últimos comícios de campanha (Pascal Rossignol/Reuters)

François Fillon: roubo aconteceu no momento em que o ex-premiê participava de seus últimos comícios de campanha (Pascal Rossignol/Reuters)

E

EFE

Publicado em 20 de abril de 2017 às 11h53.

Paris - O candidato conservador à presidência da França, François Fillon, foi vítima nesta semana do roubo de um laptop e de um pen-drive com arquivos pessoais, mas sem conteúdo sensível, informou nesta quinta-feira a imprensa francesa.

O roubo aconteceu na última terça-feira em Lille, no momento em que o ex-premiê participava de seus últimos comícios de campanha.

Um ou vários indivíduos, segundo o jornal "Le Parisien", forçaram a porta do carro alugado que tinha levado o candidato até o local do comício, e também furtaram munição e dois braceletes de identificação da polícia.

O responsável pela segurança e outra pessoa do entorno de Fillon estavam fazendo um pedido em um restaurante próximo no momento do furto.

O computador foi "inutilizado a distância" e o pen-drive não continha informação sensível, apenas fotos pessoais, conforme sua equipe contou ao "Le Parisien", que acrescentou que uma denúncia foi apresentada à polícia.

A publicação "Le Point" acrescentou hoje em seu site que esta não é a primeira vez em que um candidato é roubado na atual campanha presidencial.

O veículo encarregado da segurança do sócio-liberal Emmanuel Macron foi saqueado na última segunda-feira e, em janeiro, roubaram o candidato independente Jean Lassalle enquanto ele descansava dentro de seu carro.

A segurança dos candidatos foi reforçada desde que ameaças foram direcionadas a eles na semana passada e duas pessoas foram detidas nesta terça-feira em Marselha, no sudeste do país, que, segundo a promotoria, preparavam um atentado "iminente" na véspera das eleições, que acontecem nos dias 23 de abril (primeiro turno) e 7 de maio (segundo turno).

Acompanhe tudo sobre:FrançaNotebooksRoubos

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos