Mundo

Filiações ao Partido Comunista Chinês aumentaram em 2013

O Partido Comunista Chinês anunciou que no fim do ano passado contava com 86,7 milhões de membros, graças a 1,56 milhão de novos membros


	Partido Comunista da China: o partido é o maior do mundo
 (Getty Images)

Partido Comunista da China: o partido é o maior do mundo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2014 às 14h01.

Pequim - O Partido Comunista Chinês (PCCh) anunciou nesta segunda-feira que no fim do ano passado contava com 86,7 milhões de membros, graças a 1,56 milhão de novos membros em 2013, embora o ritmo de filiação tenha diminuído.

O maior partido político do mundo, fundado em Xangai em 1921, registrou um crescimento de 1,8% em 2013, contra um aumento de 3,1% em 2012, indicou o departamento de organização em um comunicado.

O PCC afirmou que esta desaceleração se deve ao desejo de dar prioridade à qualidade, ao invés da quantidade no recrutamento de seus membros.

Este partido, que dirige a República Popular desde 1949, conta atualmente com 24,3% de mulheres, uma proporção que só cresce.

Também tenta recrutar membros mais qualificados.

Embora a imagem do PCC tenha sido afetada pela corrupção, esta instituição continua sendo considerada um elevador social, onde cobiçados postos são negociados.

O presidente chinês, Xi Jinping, líder deste gigantesco partido organizado de forma piramidal, destaca a luta contra a corrupção, que foi confiada à polícia interna da organização.

No entanto, a corrupção continua sendo endêmica na China, e os especialistas afirmam que são necessárias reformas estruturais profundas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComunismoPartidos políticos

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo