Mundo

Fifa mantém escolha de seu presidente para sexta-feira

Eleição acontecerá apesar das investigações de corrupção nas quais a organização está envolvida


	O presidente da Fifa, Joseph Blatter: eleição acontecerá apesar das investigações de corrupção nas quais a organização está envolvida
 (Kirill Kudryavtsev/AFP)

O presidente da Fifa, Joseph Blatter: eleição acontecerá apesar das investigações de corrupção nas quais a organização está envolvida (Kirill Kudryavtsev/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2015 às 08h14.

Genebra - A Fifa mantém seus planos de realizar nesta sexta-feira o congresso no qual será escolhido ao presidente da entidade para os próximos quatro anos, disse nesta quarta-feira o diretor de Comunicações do organismo, Walter De Gregorio.

Isso apesar das investigações de corrupção nas quais a organização está envolvida, que hoje ainda culminou na detenção de seis dirigentes.

"É um momento difícil para nós, mas o congresso vai acontecer porque uma coisa não tem nada a ver com a outra", declarou o diretor de Comunicações.

De Gregoria garantiu que nem o presidente da Fifa, Joseph Blatter e nem seu secretário-geral, Jêróme Valcke, estão envolvidos em tais procedimentos judiciais.

O primeiro procedimento se encontra em mãos da Procuradoria Geral da Suíça, que foi iniciado em novembro, a pedido da própria Fifa, por suspeitas de gestão desleal e lavagem de dinheiro em relação com a escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 na Rússia e 2022 no Catar.

A segunda investigação foi iniciada por uma promotoria de Nova York pelo suposto pagamento de subornos -de até US$ 100 milhões- a dirigentes da Fifa em troca que certas empresas recebessem os direitos de transmissão, publicidade e auspício de torneios futebolísticos nos Estados Unidos e América Latina.

Esta última indagação judicial é realizada em cooperação com o Ministério da Justiça e Polícia da Suíça, e deu lugar hoje à mencionada detenção de altos responsáveis da entidade esportiva.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosEuropaFifaFraudesPaíses ricosSuíça

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto