Mundo

Fifa faz recomendações sobre ebola para Mundial de Clubes

A entidade divulgou recomendações sobre como lidar com a epidemia, indicando que os preparativos para o Mundial de Clubes continuam

Torcida da Costa do Marfim na Copa Africana de Nações (Issouf Sanogo/AFP)

Torcida da Costa do Marfim na Copa Africana de Nações (Issouf Sanogo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2014 às 12h53.

Paris - A Fifa divulgou nesta terça-feira várias "recomendações" sobre como lidar com a epidemia de ebola, indicando que os preparativos para a disputa do Mundial de Clubes do Marrocos, em dezembro, "continuam, dentro do previsto".

A Fifa afirmou que "esteve em contato periódico com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para analisar o impacto da Doença pelo VírusEbola (DVE) sobre a saúde pública mundial e as concentrações de pessoas, e, concretamente, seus efeitos potenciais sobre o futebol".

Com base nas informações recebidas, a instituição manifestou apoio à decisão da Confederação Africana de Futebol (CAF) de organizar em um território neutro as partidas dos países onde há "uma transmissão intensa (Libéria, Serra Leoa e Guiné)".

O organismo também "recomenda" que as concentrações antes das partidas das seleções desses países sejam feitas em terreno neutro e aconselha "conscientizar os torcedores das equipes sobre a prevenção do ebola".

A Fifa também ressalta que "qualquer atleta ou pessoa da delegação que apresentar sintomas relacionados ao ebola e que tenha viajado para um país que esteja enfrentando uma transmissão intensa seja imediatamente isolado e submetido a exames de detecção do ebola", tanto nas seleções como nos clubes, e pede que os jogadores dos países afetados observem seu próprio estado de saúde, "o que inclui medições diárias de temperatura, para detectar sintomas relacionados à doença".

No que diz respeito ao Mundial de Clubes, que será disputado em Marrocos de 10 a 20 de dezembro, a Fifa explicou que "segundo a Organização Mundial da Saúde, atualmente não foi detectado nenhum caso de ebola no Marrocos e todos os preparativos continuam de acordo com o previsto".

A Fifa destaca que "atualiza constantemente sua posição de acordo com as orientações técnicas da OMS. Caso a situação sofra alguma alteração, entraremos em contato com os clubes participantes neste sentido".

Marrocos solicitou em 10 de outubro para não organizar a Copa Africana de 2015 pela epidemia de ebola.

A CAF respondeu que mantém as datas (17 de janeiro a 8 de fevereiro), mas sem revelar se a competição acontecerá no país do norte do continente.

A decisão definitiva será tomada em novembro.

Acompanhe tudo sobre:DoençasEbolaEpidemiasFifa

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação