Mundo

Fifa confirma ausência de Del Nero em reunião de comitê

A Fifa confirmou que o presidente da CBF, membro do comitê executivo, não compareceu ao encontro do comitê organizador dos torneios olímpicos de futebol


	Marco Polo Del Nero: o membro tampouco esteve no Congresso da Fifa em maio, deixando a Suíça pouco depois que seu antecessor, José Maria Marin, foi preso em Zurique
 (REUTERS/Ricardo Moraes)

Marco Polo Del Nero: o membro tampouco esteve no Congresso da Fifa em maio, deixando a Suíça pouco depois que seu antecessor, José Maria Marin, foi preso em Zurique (REUTERS/Ricardo Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2015 às 12h52.

Zurique - Afundada em um escândalo de corrupção, a Fifa anunciou nesta terça-feira que vai debater uma possível troca de local e da data para a reunião do comitê executivo originalmente agendada para ocorrer no Japão, em dezembro.

A Fifa também confirmou que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo del Nero, membro do comitê executivo, não compareceu a um encontro do comitê organizador dos torneios olímpicos de futebol, que ele preside, na segunda-feira em Zurique.

Del Nero tampouco esteve no Congresso da Fifa em maio, deixando a Suíça pouco depois que seu antecessor, José Maria Marin, foi preso em Zurique junto a outros dirigentes como parte de uma investigação dos Estados Unidos sobre corrupção no futebol.

O presidente da CBF tem evitado viagens ao exterior desde que estourou o escândalo na Fifa, inclusive deixando de viajar com a seleção brasileira para partidas fora do país.

O anúncio sobre a possível mudança de data e local para o encontro do comitê executivo foi feito em meio a incertezas sobre a ida do presidente da Fifa, Joseph Blatter, ao Japão.

O suíço também vem evitando as viagens desde que os Estados Unidos indiciaram 14 dirigentes e executivos do marketing esportivo por acusações de propina, lavagem de dinheiro e fraude eletrônica.

Blatter não foi acusado de nenhum crime, mas recorreu a um advogado. Alguns advogados com experiência em casos de crimes internacionais afirmaram que Blatter faria mal de viajar, já que os indiciamentos norte-americanos foram anunciados em maio. O mandatário declarou ao jornal alemão Welt am Sonntag, em uma entrevista de julho, que está preferindo ser cauteloso.

O comitê executivo da Fifa se reúne em Zurique na quinta e na sexta-feira, e o último item da pauta, divulgada nesta terça-feira, é a “decisão sobre a data e o local da próxima reunião”.

O último encontro do ano do comitê executivo costuma ocorrer no mesmo país do Mundial de Clubes, que volta ao Japão em dezembro depois de ser sediado em Abu Dhabi e no Marrocos nos anos anteriores.

Acompanhe tudo sobre:CBFEsportesFifaFutebol

Mais de Mundo

Irã suspende os voos em todos os aeroportos do país

Voo com 229 repatriados do Líbano pousa na Base Aérea de São Paulo

Flórida declara estado de emergência, à espera de um 'grande furacão' na próxima semana

Defesa Civil de Gaza relata 21 mortos após ataque israelense em mesquita