Mundo

Fidel Castro afirma que Chávez sairá vitorioso da luta contra o câncer

O líder cubano destacou que o presidente da Venezuela e a equipe de pessoas que o atendem "tem travado a magnífica batalha"

Fidel Castro aparece conversando com Chávez em oito fotografias divulgadas com o artigo publicado no site oficial Cubadebate (Estudios Revolucion/AFP)

Fidel Castro aparece conversando com Chávez em oito fotografias divulgadas com o artigo publicado no site oficial Cubadebate (Estudios Revolucion/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2011 às 08h50.

Havana - O líder cubano Fidel Castro afirmou no domingo à noite que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, conseguirá uma "grande vitória" na "batalha decisiva" contra o tumor maligno do qual foi operado e se recupera em Havana.

"Sem hesitação afirmo que os resultados são impressionantes e não vacilei em afirmar que o paciente tem travado uma batalha decisiva que o conduzirá, e com ele a Venezuela, a uma grande vitória", escreveu Fidel em um artigo publicado no site oficial Cubadebate (www.cubadebate.cu).

Fidel Castro, que aparece conversando com Chávez em oito fotografias divulgadas com o texto, destacou ainda que Chávez e a equipe de pessoas que o atendem "tem travado a magnífica batalha" da que ele tem sido testemunha.

"Agora os inimigos externos e internos de Hugo Chávez estão a mercê de suas palavras e suas iniciativas. Existirão, sem dúvidas, surpresas para eles".

Também criticou a "odiosa e repugnante campanha desatada pelos meios de comunicação de massa da oligarquia venezuelana, a serviço do império" (Estados Unidos), utilizando as dificuldades de saúd de Chávez.

Chávez chegou a Cuba em 8 de junho e dois dias depois foi operado de emergência de um abscesso pélvico. Mais tarde foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor maligno, sem que o local do câncer tenha sido revelado.

Cuba divulgou no domingo um vídeo e várias fotografias de Chávez em caminhadas, na sexta-feira e sábado, ao lado das filhas María Gabriela e Rosa Virginia, em um jardim do hospital em que se recupera das cirurgias.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosAmérica LatinaCâncerDoençasVenezuelaCubaHugo Chávez

Mais de Mundo

Venezuela avalia como 'positivo' Lula tentar mediar crise com EUA

Zelensky ordena ampliação de alcance dos ataques no território russo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge região oeste da Turquia

Eleição trouxe 'calma econômica' para a Argentina, diz CEO da Flybondi